Coleta de DNA será realizada para auxiliar identificação de pessoas desaparecidas | Foto: Reprodução

Geral

Campanha RN terá quatro pontos para coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

A mobilização acontecerá entre segunda-feira (24) e sexta-feira (28), com atendimento nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

por: PCIRN

Publicado 23 de agosto de 2026 às 14:30

O Rio Grande do Norte contará com quatro pontos de coleta durante a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas de 2026. A mobilização acontecerá entre segunda-feira (24) e sexta-feira (28), com atendimento nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

A campanha faz parte de uma força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com a participação dos estados e do Distrito Federal. Em todo o país, estarão disponíveis 334 pontos de atendimento para familiares que ainda não forneceram material genético destinado a auxiliar na busca e identificação de pessoas desaparecidas.

Embora a coleta de DNA de familiares seja realizada permanentemente, o atendimento será intensificado durante o período da campanha. Os perfis genéticos obtidos são inseridos nos bancos de dados e comparados com amostras de pessoas encontradas vivas ou de corpos ainda não identificados.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, esse cruzamento representa uma ferramenta adicional para auxiliar na localização e na identificação de pessoas desaparecidas.

QUEM PODE PARTICIPAR?

A coleta deve ser realizada, preferencialmente, em familiares de primeiro grau da pessoa desaparecida. A ordem indicada contempla pai e mãe; filhos e o outro genitor dos filhos da pessoa desaparecida; e irmãos.

Nos casos envolvendo filhos e irmãos, recomenda-se a coleta do maior número possível de familiares, aumentando as possibilidades de obtenção de um perfil genético adequado para comparação.

Também podem ser entregues objetos de uso pessoal da pessoa desaparecida que possam conter material genético, como escova de dentes e aparelho de barbear, além de amostras biológicas, a exemplo de dente de leite e cordão umbilical.

Para participar, o familiar deve apresentar documento de identificação e informações do boletim de ocorrência do desaparecimento, incluindo número do registro, estado e delegacia responsável. Se possível, também deve levar uma cópia do boletim.

Após a coleta, os peritos realizam o exame de DNA e inserem o perfil genético no banco de dados. A partir disso, o material passa a ser comparado com os perfis cadastrados de pessoas vivas e de corpos ainda não identificados.

Caso seja constatada compatibilidade, a instituição responsável entrará em contato com o familiar que forneceu a amostra. Se não houver resultado positivo imediato, o perfil permanecerá armazenado e continuará sendo comparado automaticamente sempre que o banco de dados for atualizado.

PONTOS DE COLETA NO RN

📍 NATAL

Laboratório de Genética Forense da Polícia Científica do RN
Avenida Interventor Mário Câmara, nº 3532, Cidade da Esperança
E-mail: [email protected]

📍 MOSSORÓ

Unidade Regional de Mossoró da Polícia Científica do RN
Rua Vicente Fernandes, s/n, Aeroporto
E-mail: [email protected]

📍 CAICÓ

Unidade Regional de Caicó da Polícia Científica do RN
Rua Severiano Alves da Costa, s/n, Samanaú

📍 PAU DOS FERROS

Unidade Regional de Pau dos Ferros da Polícia Científica do RN
Rua Uriel Fernandes da Silveira, Manoel Domingos
E-mail: [email protected]

>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp

Tags