Avião de Vorcaro, avaliado em R$ 200 milhões, foi apreendido no pátio do Aeroporto de Guarulhos. | Foto: Divulgação/Polícia Federal
Exército, Banco do Brasil e Secom também restringiram informações com base na LAI; reportagens citaram políticos e ministros do STF em viagens realizadas em diferentes aeronaves
Publicado 15 de outubro de 2026 às 10:02
A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou sob sigilo de 100 anos a lista de passageiros de uma aeronave ligada a Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master. A medida impede o acesso aos nomes por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
O pedido de informação solicitava dados sobre os voos do jato de prefixo PS-FST entre 10 e 20 de novembro de 2025. Nesse período, Vorcaro foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, quando se preparava para embarcar em um Falcon 7X com destino a Malta, na Europa.
Ao negar o pedido, o Comando da Aeronáutica citou o artigo 31 da LAI, que estabelece regras para proteger informações pessoais e restringir seu acesso. Segundo a FAB, a divulgação dos itinerários permitiria identificar os deslocamentos de dirigentes, sócios e usuários da aeronave por meio do cruzamento de dados com registros públicos.
“O itinerário de uma aeronave individualizada, em datas determinadas, permite associar deslocamentos aos dirigentes, sócios e demais usuários da aeronave”, afirmou o Comando da Aeronáutica, de acordo com a resposta reproduzida pelo Metrópoles.
A FAB também argumentou que o histórico de voos permitiria acompanhar os deslocamentos dessas pessoas ao longo do tempo, o que, segundo o órgão, afetaria a intimidade e a vida privada dos envolvidos.
Reportagens de diferentes veículos citaram parlamentares, ex-integrantes do governo e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em viagens realizadas em aeronaves que, segundo as publicações, tinham vínculos com Vorcaro ou com empresas das quais ele foi sócio.
Os relatos envolvem aviões, datas e circunstâncias diferentes. Por isso, os nomes citados a seguir não correspondem necessariamente aos passageiros do jato PS-FST no período abrangido pelo pedido feito à FAB.
Políticos e ex-integrantes do governo
Ministros do Supremo Tribunal Federal
Importante: os relatos citados neste quadro tratam de diferentes aeronaves e viagens. Eles não constituem a lista oficial de passageiros do jato PS-FST solicitada à FAB. A citação de uma pessoa em uma reportagem sobre voos não indica, por si só, a prática de irregularidade.
Durante a campanha presidencial de 2022, Lula (PT) prometeu acabar com o uso do sigilo de 100 anos e ampliar a transparência das informações públicas. “Não haverá sigilo de 100 anos nem de 10 anos nem de um dia”, afirmou o então candidato em setembro daquele ano, ao defender o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
O dispositivo, porém, continua em vigor. A Controladoria-Geral da União (CGU) publicou orientações para a aplicação das regras de acesso e determinou a revisão de restrições específicas.
A LAI prevê proteção a informações pessoais, mas isso não significa que qualquer documento possa ser mantido em sigilo por 100 anos de forma automática. A aplicação da regra depende do conteúdo da informação e das circunstâncias do pedido.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias