Na próxima quinta-feira (27), será realizado o Encontro da Caravana Jardim de Histórias, projeto que tem como principais objetivos pautar questão sobre vínculos familiares e suas mais variadas formatações; desconstruir eventuais preconceitos existentes no âmbito escolar com relação às crianças que pertencem a um arranjo familiar que não seja a tradicional família nuclear (pai, mãe e filhos biológicos); e auxiliar as instituições educativas a promoverem um ambiente benéfico ao pleno desenvolvimento infantil. O encontro acontece no Sebrae, localizado na avenida Lima e Silva, 76, em Lagoa Nova, e tem acesso gratuito.
Promovido pelo Núcleo Jardim de Histórias, o evento contará com uma roda de conversa sobre o tema “O papel da escola em situações de sofrimento dos alunos quando vivenciam conflitos familiares”, além de uma sessão de lançamento dos livros do núcleo. “Proporcionar esse momento de diálogo, além de fortalecer nossos laços com o segmento da educação é o principal objetivo desse encontro a ser realizado dia 27 de abril, no Sebrae. Queremos promover uma tarde de conversas, lançamento e relançamentos dos nossos livros, receber pessoas para trocar informações, experiências, além de ampliar a visibilidade do nosso projeto. Estamos muito felizes por essa oportunidade e desde já reforço o convite a todos que tenham interesse na temática e em nosso projeto em sua amplitude, que relaciona sempre arte e psicologia”, comenta Alessandra Macêdo.
O núcleo Jardim de Histórias – composto por três escritoras, roteiristas e psicólogas potiguares, Alessandra Macêdo, Ana Andréa Maux e Geórgia Hackradt – surgiu em 2015, a partir da ideia de dialogar sobre temáticas de arranjos familiares fazendo uso da arte como ferramenta, seja na literatura, no audiovisual, nas artes visuais, entre outras linguagens.
Ana Andréia destaca a importância da arte para a abordagem dos temas envolvidos no projeto: “A proposta do Jardim de Histórias é a partir das expressões de arte, como a literatura e o audiovisual, a gente ter instrumentos que mobilizem afetos para nos ajudar na discussão dos temas que nós trabalhamos. Que são temas que envolvem família, então são temas que despertam afeto e a gente aprende que essa ‘costura’ entre arte e psicologia faz um casamento muito bonito.”
Com três livros lançados – “Filho por amor: a história de Guido” (2015/reedição em 2019); “Algodão-doce, carrossel e a madrasta” (2020) e “As Casas de Clara” (2022), ambos no segmento literatura infantil/ literatura infanto-juvenil -, o grupo fomenta que os temas que envolvem as histórias façam parte das discussões diárias das famílias não apenas no ambiente doméstico, mas também escolar, a partir da distribuição dessas obras para os profissionais da educação, bibliotecas de escolas públicas e privadas e para os próprios estudantes de 07 a 11 anos. Geórgia Hackradt reforça: “Os livros foram pensados com muito cuidado, desde as temáticas até às ilustrações. Nossa intenção é aproximar o leitor de temas que são sensíveis, fazendo isso de forma delicada e responsável.”
Além de publicações literárias e documentários, o Núcleo também promove eventos e ações formativas. O projeto Caravana Jardim de Histórias conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Arenas das Dunas e Sebrae/RN. Mais informações podem ser obtidas pelo instagram @jardimdehistorias ou pelo canal www.youtube.com/@jardimdehistorias_.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias