Lula e Donald Trump - Foto: Ricardo Stuckert

Política

TARIFAÇO Lula liga para Trump, que propõe retomar negociações sobre tarifaço

Conversa por telefone ocorreu nesta sexta-feira (21); segundo o Planalto, Trump propôs que as equipes dos dois países retomem as reuniões para tratar das tarifas

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de agosto de 2026 às 13:30

O presidente Lula (PT) ligou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta sexta-feira (21), para tratar das tarifas impostas a produtos brasileiros. Segundo o Palácio do Planalto, Trump propôs que as equipes dos dois países voltem a se reunir o mais brevemente possível para retomar as negociações.

Segundo o governo brasileiro, a conversa ocorreu em “tom cordial” e também tratou do combate ao crime organizado e de conflitos em diferentes partes do mundo. Durante a ligação, Lula afirmou que as tarifas prejudicam tanto o Brasil quanto os Estados Unidos e defendeu a continuidade das negociações entre os dois governos.

De acordo com a nota divulgada pelo Planalto, Trump concordou com a necessidade de preservar “vínculos comerciais fortes” entre os dois países e propôs que as equipes brasileiras e americanas retomassem as reuniões o mais brevemente possível.

A conversa ocorre em meio à tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos provocada pelas tarifas aplicadas a produtos brasileiros.

>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp

Além das questões comerciais, Lula e Trump trataram do combate ao crime organizado e de conflitos globais. O Planalto não informou quais medidas concretas foram definidas sobre esses outros temas.

Até o momento, o governo brasileiro informou que Trump propôs a retomada das negociações comerciais entre os dois países.

Tags