Xepa em Natal: Pessoas a partir de 18 anos poderão se cadastrar para receber sobra de vacina contra covid-19

Secretário esclarece que interessados terão poucas horas para receber a imunização após chamada da UBS

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 20 de julho de 2021 às 14:15

A xepa da vacina contra a covid-19 em Natal vai começar nesta quinta

 

O prefeito Álvaro Dias sancionou a lei da sobra da vacina contra Covid-19 e agora pessoas a partir de 18 anos, residentes em Natal, que morem no entorno de uma das 35 UBS que vacinam contra a Covid-19 ou no entorno de um dos quatro drives, podem, a partir da próxima quinta-feira (22), se dirigir a esses locais e se cadastrar para a xepa da vacina.

“A xepa é o nome popular que se dá às sobras de vacina. Agora, Natal vai destinar as sobras para os moradores do entorno das unidades, evitando a perda e, assim, aproveitando o total dos imunizantes”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

 

Como funciona

Caso haja sobra de vacina, a UBS fará contato telefônico pedindo o comparecimento da pessoa em até 20 minutos para receber o imunizante. As salas de vacinação das 35 UBS funcionam até às 15h. Havendo sobra de imunizante, a UBS vacinará até 15h30. Os drives funcionam até às 16h e, se houver doses disponíveis, funcionarão até às 16h30.

“Amanhã iremos mandar um memorando circular para todos os pontos de vacinação da Covid-19 para nivelar as equipes. A partir de quinta-feira, a população que desejar pode fazer o cadastro. Lembro que na capital praticamente não existe perda de doses, o frasco do imunizante da Oxford, após aberto, pode ser armazenado por até 48 horas. Já os imunizantes da Pfizer e Coronavac têm apenas seis horas de uso após aberto”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, George Antunes.