Cotidiano

Acordo garante retomada integral do transporte público em Natal

Defensoria Pública firma acordo para restituir linhas e serviços após a pandemia da Covid-19

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de julho de 2023 às 20:00

Acordo garante retomada integral do transporte público em Natal

Acordo garante retomada integral do transporte público em Natal – Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) celebrou um acordo na Ação Civil Pública visando a plena retomada da rede de transporte público em Natal. Proposta em 2020, a ação tinha como objetivo restituir os serviços de transporte que foram reduzidos durante a pandemia da Covid-19. Com a assinatura do acordo, seis linhas diurnas e quatro serviços noturnos serão retomados, beneficiando os usuários sem qualquer reajuste tarifário.

O acordo estabelece a reintegração de 10 das 20 linhas que foram suspensas durante a pandemia, entre elas estão: N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras, 581 – Vila Verde/Santa Catarina, via Av. Pompéia, 587 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto, 585 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto, 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América, 593 – Circular Residencial Redinha. Além disso, a retomada da linha N-61 implicará no restabelecimento do itinerário original da linha N-64.

Quanto aos serviços noturnos, serão retomados quatro deles: O-33 – Planalto/Praia do Meio, N-73 – Santarém/Ponta Negra, Linha A – Petrópolis/Zona Norte, Linha E – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha. Essa medida tem como objetivo garantir maior segurança de transporte aos trabalhadores e ao setor de bares e restaurantes, priorizando as regiões do Pajuçara, Redinha, Felipe Camarão, Cidade da Esperança e Guarapes.

Leia também: 

O acordo foi conduzido e assinado pelo Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado, que deixou registrado que a retomada dos serviços não implicará em reajustes nas tarifas do transporte público. Além da DPE/RN, o acordo conta com a participação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Sttu), do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) e da Procuradoria do Município de Natal.

Como parte do compromisso, as empresas se comprometeram a renovar a frota com 50 novos veículos e 50 seminovos. Outra novidade é a ampliação do tempo de integração do sistema, que passará para 90 minutos para os usuários que realizarem o cadastro por meio de biometria facial.

Esse sistema deverá ser implantado em até 180 dias, com a frente de trabalho responsável pelo cadastramento a ser estruturada pelo NatalCard e amplamente divulgada para a sociedade

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________