A Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern), realiza, nesta quarta-feira (14), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRCRN), Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) e Sebrae/RN, o Fórum Redesim. O evento será realizado na sede do Sebrae/RN, em Natal, das 14h às 18h, e tem por objetivo capacitar e esclarecer dúvidas referentes ao uso do sistema integrador da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), buscando sanar as dúvidas dos usuários e dar maior celeridade nos processos de abertura e regularização de empresas no estado.
O presidente da Jucern, Carlos Maia, que está no segundo mandato à frente da Junta Comercial do Estado, informou que as capacitações serão um dos focos da gestão. “A Junta Comercial é um órgão centenário e que passa por um processo de modernização constante, principalmente após a implementação da Redesim. Então nos últimos quatro anos, trabalhamos para dar condições estruturais e legais à modernização dos processos de registro empresarial e demais atividades prestadas pela Jucern à sociedade. Hoje a Jucern é 100% digital. Agora, chegou o momento de fomentarmos as capacitações externas, para que o usuário consiga utilizar de forma plena o que é ofertado pelo sistema integrador. Se o usuário tiver domínio sobre a ferramenta, o processo de abertura e regularização será ainda mais ágil e seguro”, declarou.
Para o evento, foram ofertadas 180 vagas, já esgotadas, com inscrição gratuita e certificado de participação.
Programação
O que é o REDESIM (Carlos Maia- Presidente JUCERN)
Descomplicando o REDESIM (Simone Vieira – JUCERN)
Segurança jurídica do contrato padrão (Breno Fabricio – Comissão de Direito Empresarial CDE – OAB/RN)
Descomplicando o registro de cooperativas (Bruno Portela – OCERN/JUCERN)
Redesim
A Redesim foi criada pelo Governo Federal em 2007, com a finalidade de unificar os processos legais e permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada, além de reduzir a burocracia.
Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.
No Estado, os serviços estão integrados no portal Redesim RN (redesim.rn.gov.br), que reúne os dados cadastrais da Receita Federal e demais órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, em um ambiente virtual interativo e de fácil acesso.
Com o registro 100% digital, a Jucern conseguiu reduzir o tempo médio de abertura de empresa (Viabilidade + Registro) para até 1 dia e 2 horas, contribuindo para um ambiente de negócios mais ágil e propício ao desenvolvimento econômico do Estado.
Apoios
A realização do Fórum Redesim conta com o apoio do Sindicato das Empresas de serviços contábeis e das empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas do estado do Rio Grande do Norte (Sescon/RN), da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (ACADERNCIC) e do Sindicato dos Contabilistas do RN (SINDCONTRN).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias