Ampliar o interesse e a participação de meninas em áreas tradicionalmente masculinas, como engenharias e outros cursos na área de ciências exatas. É com este objetivo que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com apoio do CNPq, vem desenvolvendo, este ano, o projeto Meninas no Espaço em 19 escolas Estaduais.
O Meninas do Espaço ainda busca estimular e desenvolver competências no setor aeroespacial, e é voltado exclusivamente para meninas e jovens mulheres.
A iniciativa foi apresentada à governadora Fátima Bezerra nesta terça-feira (2) pela coordenadora Mariana Almeida, que integra o Departamento de Engenharia de Produção da UFRN. Ela está à frente do projeto desde 2013.
Fátima elogiou o projeto e destacou sua importância educacional. “Este projeto é meritório, pois, significa que o estado está oportunizando aos estudantes que eles possam, de repente, desabrochar uma vocação escondida”, disse a governadora.
Ela ainda destacou outro investimento do Estado na área tecnológica: o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), localizado em Macaíba. “É uma área muito importante e estratégica para o RN, pois, busca exatamente a formação e a pesquisa da ciência. Este será um ambiente para promover a inovação”, afirmou.
A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, contou que, visando aumentar o número de participantes no projeto, uma campanha foi realizada nas escolas.
Segundo Mariana Almeida, atualmente 75 meninas do ensino fundamental, 10 do ensino médio e cinco da pós-graduação, além de 20 colaboradores de 21 instituições, participam da iniciativa.
Também participaram da apresentação a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Olga Aguiar; o subsecretário da Semjidh, Gabriel Medeiros; o presidente da Fapern, Gilton Sampaio; o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura; a professora Ana Carolina, representando a Escola Estadual Santos Dumont, além de representantes das escolas Lourdinha Guerra, João Tibúrcio, Antônio Pinto de Medeiros, Dr. Antônio de Souza e Professora Clara Tetéo.
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