Cotidiano

Bolsonaro confirma André Mendonça para STF no lugar de Marco Aurélio

Anúncio deve acontecer somente depois que Marco Aurélio deixasse a cadeira no Supremo

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de julho de 2021 às 13:41

André Mendonça deve ser indicado ao STF por Bolsonaro – Imagem: Marcos Correa/Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou a aliados nesta terça-feira que indicará o advogado-geral da União, André Mendonça, para a vaga que será aberta no STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 12, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Segundo o blog da jornalista Carolina Brígido, o presidente Bolsonaro disse a ministros da Corte que já tinha tomado a decisão – mas, a pedido do presidente do Supremo, Luiz Fux, ficou de anunciar o nome oficialmente somente depois que Marco Aurélio deixasse a cadeira.

Entre os nomes aventados por Bolsonaro para o STF, Mendonça é o preferido. Ele tem bom diálogo com seus futuros colegas e se tornou uma espécie de interlocutor do governo no tribunal no governo Bolsonaro.

O desafio de Mendonça agora é conquistar a afeição dos senadores: após a indicação do presidente, ele precisa ser aprovado em sabatina pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Depois, o plenário do Casa vota o nome do indicado, que dever ser aprovado por maioria simples.

Outros nomes cotados para a vaga eram o do procurador-geral da República, Augusto Aras, e o do presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins. Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estavam fazendo campanha para ambos.

Tags