Em quatro dias, RN teve queda de 10% na taxa de ocupação de leitos críticos para covid

Estado saiu de 68,2% de ocupação na última quarta para 58,1% neste domingo, de acordo com gráfico do LAIS

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 5 de julho de 2021 às 01:26

 

É animador perceber que a taxa de ocupação de leitos críticos para a Covid-19 no RN está mantendo uma queda rápida e contínua. Pelo menos é o que estão apontando neste momento os últimos dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, dentro do Regula RN, a respeito da internação por coronavírus aqui no Estado.

Em apenas quatro dias, o RN teve uma queda de nada menos que 10% nesse índice. Saiu de 68,2% de ocupação na última quarta para 58,1% neste domingo.

O gráfico com os dados mais atuais foi compartilhado pelo coordenador do LAIS e integrante do Comitê Científico Estadual, Ricardo Valentim. Em seu Instagram ele postou a informação e comemorou. “RN abaixo dos 60%”, escreveu.

Na semana passada, Valentim já havia festejado o gráfico anterior, registrando 68% de ocupação hospitalar para covid e mostrando queda contínua. “O Rio Grande Norte todo melhora seus indicadores. Agora, especialmente, com a redução da taxa de ocupação da Central de Regulação Oeste que ficou abaixo dos 80%”, avaliou, há quatro dias.

Será que os números continuarão a cair semana após semana e chegarão a um nível confortável para o potiguar? E a terceira onda? Os especialistas terão errado dessa vez? Ou ela só está atrasada?