Somente de janeiro a março de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte analisou, através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), quase dois mil projetos e realizou 1.027 vistorias, onde é avaliada a existência de extintores e mangueiras de incêndio, sinalização, iluminação e saídas de emergência, além de outros aspectos voltados para a proteção das pessoas e dos bens materiais.
As mais de mil vistorias realizadas resultaram em 481 emissões de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e 726 Certificados de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB).
Segundo o Coronel Bezerra, diretor da DAT, todos os projetos devem estar em acordo com a Lei Complementar 601 de 07 agost de 2017, alterada pelo LC 704 de 01 de abril de 2022. “Cada tipo de edificação possui exigências de segurança contra incêndio e pânico específicas que variam conforme a área construída, a altura e a destinação de uso do imóvel seja ele, por exemplo, residencial, comercial ou industrial. Após essa etapa de projeto as edificações passam por verificação e testes dos itens de segurança exigidos, na fase de vistoria. Os empreendimentos que estiverem de acordo com as normas recebem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) certificando que o empreendimento está de acordo com as normas de segurança”, explicou.
Estruturas montadas para shows e outros eventos também são vistoriados. Camarotes, palcos, arquibancadas e similares montados para eventos no estado também devem ser submetidos à vistoria do Corpo de Bombeiros para receberem o Certificado de Liberação de Estruturas Provisórias (CLEP’S).
As normas técnicas adotadas pelo Corpo de Bombeiros estão disponíveis para consulta no site da corporação.
Natal:
Mossoró:
Caicó:
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias