Esporte

Coluna Toque de Letra – por Diego Breno – 27 de março

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de março de 2023 às 15:30

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

A culpa é de…
Meus amigos, o Jeitinho Brasileiro “é um modo de navegação social associado a estratégias para se desvencilhar da burocracia pública”. A definição dada pelo antropólogo Roberto DaMatta resume bem para a lambança deste domingo. Porém, para o Tribunal da Inquisição Contemporânea, o grande culpado foi à inabilidade e ineficiência de ações da Secretaria de Segurança e, consequentemente, do Governo do Estado. Não que eles não tenham sua parcela de culpa, mas será que eles realmente são os grandes culpados por toda essa história?

A culpa é de… (2)
Diferentemente do Tribunal, prefiro ir por outra linha e colocar a culpa realmente em quem pediu e corroborou com essa pífia história de torcida única ativando o modo “Jeitinho Brasileiro”. Se foi a Federação, se foi o ABC, se realmente foi a PM… A culpa para mim, mediante a toda a história, é de todos que participaram da primeira reunião onde enviaram o documento para a CBF pedindo esta aberração e a Confederação acatou. Na tentativa de corrigir, conseguiram mostrar que o futebol do RN está abaixo do amadorismo.

Fora os ameaços!
Diante de todo imbróglio ocorrido, o que vimos na partida foi um verdadeiro amasso alvinegro pra cima dos alvirrubros pernambucanos. Saiu barato demais. Poderia ter sido cinco, seis que o placar seria justo. Dizem que foi a pior apresentação do Náutico na temporada. Como eu não acompanhei nenhum outro jogo do Timbú, prefiro dizer que, mediante a pressões locais por jogar bonito, o ABC jogou conforme a melodia.

Que venha o Sport!
A parada não será fácil. Jogar contra a melhor equipe do campeonato, na casa deles, o nível de dificuldade eleva. No entanto, da mesma maneira que disse que o duelo contra o Vasco pela Copa do Brasil seria possível, esse duelo contra o Sport pela Lampions League também é possível pra o ABC. E na moral? Na moral mesmo? Nesse grande jogo que teremos na próxima quarta-feira (29), eu acredito sim que o alvinegro vá conseguir sua vaga à final na decisão por penalidades.

Pelo Estadual…
A goleada do América para cima do Santa Cruz deixou bem encaminhada a presença alvirrubra na grande final do Campeonato Potiguar. Mais uma vitória do time nesse quadrangular e o objetivo da Fase II será concluído. Sobre o jogo, não tem muito o que falar já que o time foi superior quase que todo o momento – principalmente na primeira etapa. A alegria mesmo do torcedor, além da goleada, foi presenciar a volta do artilheiro Wallace Pernambucano. No mais, parece que a tranquilidade vai voltando para os americanos.

Mantida a decisão
Na última quinta-feira (23), o TJD/RN manteve as decisões da Primeira Comissão sobre os recursos do Alecrim e Potyguar de Currais Novos referentes ao caso do Estadual. Assim sendo, até o momento – já que cabe recurso ao STJD, o Alecrim consegue escapar do jogo da repescagem e, automaticamente, permanece na elite do futebol Potiguar. Já o time de Currais Novos, além da perda de 30 pontos (21 da punição mais os 9 conquistados no Campeonato) e a multa de R$ 14 mil, fará o jogo da permanência contra o Globo.

E a Seleção?
Encerro a Coluna desta semana falando da atuação da nossa Seleção. Eu gostei do que vi até certo ponto. Tudo bem, o entrosamento não tinha como exigir. Mas depois que tomou o gol do Marrocos, muitos erros de passe e falta de repertório. Gostei muito do zagueiro Ibañez. Já Paquetá, Rodrygo e os nossas alas foram bem abaixo. No mais, a derrota traz pressão ao presidente da CBF por já definir quem comandará a Seleção. E sim, é urgente! É isso! Que vocês tenham um início de semana de muita paz e até a próxima!