O secretário de Agricultura e Pesca do RN, Guilherme Saldanha; o diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão; e o metereologista da Emparn, Gilmar Bristot; foram os convidados da reunião de diretoria da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) nesta terça-feira, 29. Na pauta, a situação atual e perspectivas futuras de chuvas para o estado nos próximos meses, além de medidas de convivência com o quadro de “seca verde”, já praticamente consolidado.
Bristot destacou que há boas perspectivas de melhoras no volume de chuvas para os meses de julho e agosto ainda para as regiões agreste e litoral.
O presidente da Anorc, Marcelo Passos, cobrou do secretário e do presidente da Emparn, ações e medidas de suporte ao produtor rural.
Saldanha destacou três pontos que se alinham a este pedido de suporte: o projeto de instalação de poços artesianos pela secretaria; a comercialização de feno dos estoques da EMPARN a preços diferenciados, desde que adquiridos por intermédio da Anorc; distribuição gratuita de palma para produtores, e a análise de um possível reajuste para o preço pago pelo litro do leite dentro Programa do Governo aos produtores.
Por fim, o Presidente da Anorc e o Secretário de Agricultura irão iniciar tratativas com a bancada federal, na busca de um crédito rural desburocratizado e de fácil acesso pelo FNE para ajudar o produtor a atravessas a seca verde.
Dessa forma, irão procurar, com urgência, a bancada federal para tentar viabilizar uma linha de crédito rural específica para a compra de insumos, que dê suporte aos produtores na seca corrente.
Na ocasião, o presidente da Asplan, Hermano Neto, que também participou da reunião, pontuou o objetivo de, junto com os produtores e a Anorc, traçar uma estratégia de fornecimento de cana como volumoso para o gado, sobretudo de lavouras com baixa produtividade, mas que atendem perfeitamente ao rebanho. As associações vão discutir detalhes para levantar potenciais fornecedores.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias