Brasil

Estudantes debocham de colega de 40 anos: “Era para estar aposentada”

Nas imagens, elas sugerem que a colega cancele a matrícula do curso e que deveria estar aposentada, afirmando que “não sabe o que é o Google”

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de março de 2023 às 14:47

As três universtárias debocharam de uma estudante de 40 anos nas redes sociais

Três universitárias de Bauru (SP) receberam críticas depois que um vídeo em que elas debocham de uma colega de sala de 40 anos viralizou nas redes sociais. Nas imagens, elas sugerem que a colega cancele a matrícula do curso e que deveria estar aposentada, afirmando que “não sabe o que é o Google”.

O vídeo ultrapassou cinco milhões de visualizações no Twitter e reabriu as discussões sobre etarismo – a discriminação contra pessoas ou grupos baseada na idade do indivíduo. As imagens foram divulgadas pelas alunas no Instagram e denunciadas por outra jovem da mesma faculdade, Unisagrado, através do Twitter.

“Gente, quiz do dia: como desmatricular uma colega de sala?”, pergunta uma delas no início do vídeo. Na sequência, outra menina responde: “Ela tem 40 anos. Já era para estar aposentada”.

O vídeo gerou protestos nas redes sociais, com internautas indignados e pedindo providências.

Em comunicado, a Unisagrado condenou “qualquer tipo de discriminação”, embora não tenha mencionado o caso especificamente. A universidade informou ainda que medidas estão sendo tomadas. “Por respeito a todos os envolvidos, estamos trabalhando no âmbito institucional e não divulgaremos”, informou a instituição em nota.

A sobrinha da mulher, Beatriz Linares, compartilhou a imagem no Instagram. “Minha tia sempre batalhou trabalhando sem parar desde pequena com as irmãs para ajudar a minha avó e a cuidar dela. Ela sempre teve o sonho de estudar e nunca teve a oportunidade. Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava muito feliz e animada para começar as aulas, e daí surge três meninas escrotas, que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela tia ser a mais velha da turma”, lamentou.

Etarismo

O etarismo é a discriminação ou preconceito contra pessoas ou grupos com base na idade. Isso pode incluir a crença de que uma pessoa é menos capaz ou valiosa por causa de sua idade, ou a suposição de que alguém é incapaz de realizar certas tarefas ou atividades com base em sua idade. O etarismo pode afetar tanto jovens quanto idosos e pode ocorrer em várias situações, incluindo no trabalho, na educação e em contextos sociais.