Geral

Assembleia celebra o Dia Internacional da Mulher com novas iniciativas

A presidente da Frente Parlamentar da Mulher da Casa, deputada Divaneide Basílio, juntamente com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, conduziu o evento

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de março de 2023 às 16:35

Assembleia celebra o Dia Internacional da Mulher com novas iniciativas - Foto: João Gilberto/ALRN

Assembleia celebra o Dia Internacional da Mulher com novas iniciativas – Foto: Carol Lopes

Na tarde desta terça-feira, 07 de março, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. A presidente da Frente Parlamentar da Mulher da Casa, deputada Divaneide Basílio, juntamente com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, conduziu o evento. Todas as cinco parlamentares da bancada feminina da legislatura atual, a maior da história, estiveram presentes.

Durante a sessão, a formalização da Procuradora da Mulher da ALRN foi anunciada. Esta iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar a igualdade da participação feminina no parlamento estadual. A deputada Divaneide comemorou a data e destacou a importância da vigilância contínua em defesa dos direitos das mulheres.

Leia também:
Presidente Lula discursa em cerimônia do Dia Internacional das Mulheres

Para a deputada, é fundamental que as mulheres ocupem cada vez mais espaços de representação e poder. Divaneide apresentou um pacote com cinco projetos de lei para valorização, dignidade e equiparação de direitos das mulheres do estado. Entre as iniciativas, está a criação do Sistema de Proteção, Respeito e Cuidado às Parturientes de Natimorto, a instituição do “Selo Dignidade Menstrual”, destinado a empresas que promovam ações de dignidade menstrual, e a mudança temporária do nome do aeroporto de São Gonçalo para Dona Militana (in memoriam) durante o mês de março.

A deputada homenageou Ana Alice, uma estudante de pedagogia, merendeira, negra e moradora de Pedro Avelino. Em nome dessa mulher potente, a parlamentar deixou sua homenagem a tantas outras que são resistência e símbolo da luta feminina por mais equidade de gênero e iguais direitos. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está comprometida em promover a equidade de gênero e garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas.

Tags