MOMENTO DESCANSO
Antes de pegar o voo para a sua primeira agenda internacional do 2º mandato, em Portugal, onde está programada, a partir desta terça-feira, uma extensa agenda em Lisboa, com reuniões nas áreas de turismo e energias, a governadora Fátima Bezerra fez uma pausa para descansar e relaxar. Ela ficou os dois últimos dias antes de viajar, neste fim de semana, na Pousada Ponta do Madeiro, dos seus amigos Jaqueline e Giovane. A coluna soube que a governadora está encantada com o local, situado em Pipa. “Ela relaxou demais”, contou uma pessoa próxima a chefe do Executivo, que curtiu esses dias ao lado das irmâs Tetê e Socorro. Fátima retorna da viagem no próximo domingo, dia 5.
COMEMORANDO
Durante a agenda da líder petista na Europa, o RN ficará sob o comando do vice-governador, Walter Alves, que na noite deste domingo já participou da transmissão do cargo no próprio aeroporto. A governadora aproveitou para postar o momento em suas redes sociais e parabenizou o agora governador pelo seu aniversário, comemorado hoje (27), justamente no seu primeiro dia como chefe do Executivo potiguar. “Boa viagem, governadora. Tenho certeza que será uma agenda produtiva. Por aqui vamos continuar trabalhando pelo RN”, respondeu o governador interino à publicação.
CONVERSA RESERVADA
Uma cena inusitada, captada de perto por uma fonte da coluna, aconteceu durante a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, ao Porto de Natal, no último dia 17, no início do carnaval, quando se encontraram a governadora Fátima Bezerra e o prefeito de Natal Álvaro Dias. Apesar do clima ‘sem graça’ percebido entre os dois, que se cumprimentaram formalmente, o gestor da capital quebrou a tensão e disparou, ao se aproximar de Fátima: “Preciso conversar com você”. No que a governadora imediatamente fez um gesto de positivo com a mão.
Em seguida, iniciou-se um diálogo em volume baixo, quase inaudível, entre Fátima e Álvaro. O famoso “cochicho ao pé do ouvido”.
MOTIVADOS
Resta saber se o que Álvaro precisa ter com Fátima é coisa política ou administrativa. Mas com uma eleição municipal avizinhando-se, é impossivel não pensar na primeira opção…
O que se pode afirmar sobre 2024 é que já é de conhecimento do prefeito de Natal que o PT terá a deputada federal Natália Bonavides como candidata a prefeita e que esse projeto muito dificilmente será abortado.
E uma constatação: seja o que for, aparentemente o diálogo entre Fátima e Álvaro está cada vez menos difícil…
NAS ÚLTIMAS
O presidente da Petrobras Jean Paul Prates, no evento de celebração dos 70 anos da FIERN, nesta sexta-feira (24), fez um relato resumido de como estava a situação do RN com relação à estatal. “A gente está pegando a Petrobras pelo rabo do gato, ela já estava em marcha de ir embora”, afirmou o ex-senador, que avisou: “A gente vai ter que repensar, reimaginar, reconstruir, fazer um cenário todo favorável, para que a empresa fique aqui”. Mas Jean ressaltou os pontos positivos: “Ela (a Petrobras) quer ficar, ela está entranhada na história econômica do RN”.
MOTIVO
O novo titular da Secretaria de Administração Penitenciária, Helton Edi, disse ao programa Foro de Moscow, dos jornalistas Bruno Barreto e William Robson, que as diárias operacionais da categoria estão previstas para serem pagas logo. Ele explicou que a dificuldade no pagamento dos atrasados decorre da limitação feita pelo ex-governo Bolsonaro no recolhimento do ICMS pelos estados – o RN é afetado pela perda de R$ 1 bi por ano. “Essa questão das diárias tem que ser contada do começo. Não é novidade a situação de calamidade financeira que esse governo herdou. E essa situação piorou quando Bolsonaro limitou o recolhimento de ICMS dos estados e isso agravou o RN de uma maneira que não estava previsto. Isso tem reflexo nas diárias operacionais”, disse ele na entrevista.
HOMENAGEM
É amanhã (28) que a Câmara Municipal de Natal (CMN), por proposição do Vereador Raniere Barbosa (Avante), fará a entrega da Medalha Padre Miguelinho a professora e ex-vereadora de Natal Eleika Bezerra, que completou 80 anos no último dia 20. A homenageada tem contribuições para educação do RN e enquanto vereadora, além ter focado seu mandato em ações para valorizar a educação infantil e de atenção aos projetos voltados para idosos, ela doava o seu salário de parlamentar.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias