Pequenos negócios, grandes oportunidades
Renato Guerra Professor, Mestre em Direito (UFRN) e Advogado do Carvalho, Costa, Guerra & Damasceno Advocacia
Você conhece o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas, ou melhor, o SEBRAE? O seu propósito institucional é promover “a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas” e o faz principalmente através de parcerias, capacitações, ações de fomento e entre outros projetos. Aliás, essa entidade tem se destacado, desde o início da pandemia da covid19, como uma importante parceira do empreendedor e do trabalhador também. Tanto é que, como foi divulgado pelo SEBRAE na última semana, quase 80% dos empregos gerados em outubro de 2022 estão na conta das micro e pequenas empresas.
Em outras palavras, a cada 10 novas vagas de trabalho, cerca de 8 estão nos pequenos negócios, daí porque os pequenos negócios, de fato, são grandes oportunidades! Esses dados, importantes para a nossa economia e para o planejamento dos próximos anos, na verdade confirmam uma verdade que já sabíamos e que, inclusive, já foi discutida nessa Coluna: o empreendedor brasileiro é um dos melhores ativos do nosso país, seja ele pequeno, com pouco faturamento, ou até mesmo individual, com o seu negócio quase caseiro. E o SEBRAE provou isso, ao confirmar que “pelo décimo mês consecutivo, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no país”.
Para se ter uma ideia, no acumulado do presente ano, as médias e grandes empresas representam cerca de 22% dos empregos gerados, também segundo o SEBRAE. Isso mostra que a recuperação da economia tem uma solução simples, que passa por investimento nas micro e pequenas empresas, através de créditos, capacitações e desburocratização de processos. Então, não é exagero pensar que os pequenos negócios são uma boa aposta para 2023!
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias