Política

Coluna Daniela Freire – 05 de dezembro

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de dezembro de 2022 às 19:00

COLUNA DANIELA FREIRE

 

O deputado federal eleito Robinson Faria marcou presença no encontro do PL em Brasília, semana passada. E o potiguar fez questão de fotografar ao lado do presidente da Câmara dos Deputados e líder do orçamento secreto Arthur Lira – Foto: Reprodução

Pc do B quer Segurança
Circula nas rodas petistas a informação de que o PCdoB está de olho em uma área específica na nova gestão de Fátima Bezerra: a Segurança, abrangendo o Sistema Penitenciário. Segundo contou à coluna um interlocutor do Partido dos Trabalhadores no RN, Antenor Roberto, o ainda vice-governador e membro da executiva estadual do partido, tem deixado claro o movimento da legenda nesta direção.

Confirmado
De acordo com a informação, tudo estava dependendo do nome que Lula colocaria no Ministério da Justiça. Se fosse Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-PCdoB, Antenor teria chances reais de ver o PCdoB do RN na Segurança. E foi justamente o que aconteceu: o presidente eleito já deu a garantia, em conversas internas, nos últimos dias, de que o ex-governador ficará com o Ministério.

Escolha
Com Dino ministro da Justiça de Lula, o PCdoB também estaria de olho na Secretaria de Administração Penitenciária, para o qual o partido aliado gostaria de indicar um nome forte, podendo ser o de uma mulher, como a vereadora Júlia Arruda.

Compasso de espera
Para a executiva estadual do PT, já está claro que a governadora Fátima Bezerra deverá anunciar as novidades para o secretariado de sua segunda gestão somente nos primeiros dias de 2023. Em comunicado que circulou na semana passada, o partido afirmou que o “Governo do RN e dirigentes partidários têm claro que a companheira Fátima Bezerra precisará aguardar definições da montagem do Governo Lula” para poder iniciar a reforma do secretariado potiguar.

Fátima na posse de Lula
Na nota interna, o diretório estadual informou que “nesse sentido, a posse dos secretários e dirigentes de órgãos do governo do RN será no dia 10 de janeiro de 2023″. E adiantou que no dia 1° de janeiro haverá apenas a posse formal de Fátima e Walter Alves, pela manhã”. Tudo isso para possibilitar o deslocamento da chefe potiguar para Brasília para estar presente na posse de Lula e dos ministros (as) nos dias 02,03 e 04 de janeiro.

Conversas
Diante esse cenário a comissão da executiva e o articulador político de Fátima Bezerra, o chefe da Casa Civil Raimundo Alves, sugeriram reunir as representações municipais, parlamentares e dirigentes de movimentos sociais filiados(as) ao PT em agora em dezembro para discutirem propostas de nomes para apresentarem à governadora.

Internas
Com calendário limitado e avanços na transmissão da Covid 19, a ideia é realizar 03 reuniões virtuais com presença da Casa Civil, representantes de órgãos governamentais, dirigentes estaduais, municipais, parlamentares e executivos municipais. Que essas reuniões aconteçam até dia 08 de dezembro, em formato virtual. Após essa rodada, pretendem reunir o Diretório Estadual mais uma vez, em 17 de dezembro, para definirem os nomes que serão apresentados a Fátima.

De olho
A ‘bancada independente’ da Câmara Municipal de Natal (CMN) requereu à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) a cópia de todos os contratos da decoração natalina da capital potiguar. A suspeita dos edis é de que pode ter sido gasto demais com os enfeites.

Giro pelo Twitter…
…do cientista político Daniel Menezes: “Gente branca e rica pode tudo mesmo no Brasil – ficar um mês ocupando espaço público para incitar crimes, algazarra golpista em shopping, fechar rodovias com o uso de violência. Privilégios são tratados com leniência ao arrepio da lei. Se fossem demandas sociais, seria na borrachada”;
…da Folha de S.Paulo: “Apagão da máquina e risco a aposentadorias expõem dificuldades no desfecho de Bolsonaro”;
…da revista Veja: “Equipe de Lula deve apresentar ações que pedem a inelegibilidade de Bolsonaro”.

Pedro Florêncio, o potiguar secretário da Administração Penitenciária do RN, do PCdoB do vice-governador Antenor Roberto, participa de diálogos com a equipe de transição de Lula no grupo da Justiça e Segurança, liderado pelo senador eleito e futuro ministro da pasta, Flávio Dino, da mesma legenda – Foto: Reprodução