Geral

Coluna Toque de Letra – por Diego Breno – 31 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de outubro de 2022 às 17:35

COLUNA TOQUE DE LETRA – POR DIEGO BRENO

2022, O ANO DO FUTEBOL POTIGUAR

A temporada do futebol potiguar ainda não acabou. Campeonatos como a Segunda Divisão e o Campeonato Feminino ainda acontecem nos gramados potiguares. No entanto, pode-se dizer que 2022 já é considerado o ano do ressurgimento futebolístico norte-rio-grandense, mesmo com um calendário tão apertado – devido a Copa do Mundo. O destaque se deu não somente no cenário nacional, mas também no cenário mundial.

A presença do torcedor no estádio comprova este destaque. Para se ter uma ideia, tanto ABC quanto América tiveram números bastante significativos principalmente pelas campanhas que fizeram nas competições nacionais. Enquanto o alvinegro teve uma média de público de pouco mais de oito mil e quatrocentas pessoas – o que levou a terceira média na Série C, o alvirrubro apresentou a segunda melhor média de público na Série D, com pouco mais de 13 mil torcedores.

Nesta retrospectiva, o NOVO Notícias listou cinco dos fatos que certamente ficarão na memória do torcedor potiguar, assim como as conquistas que fizeram de 2022 um dos melhores anos para o nosso futebol.

América Campeão da Série D
Foram anos e anos na competição. Foram muitos “quase”. Por muito pouco, na edição deste ano, o time não consegue passar à próxima fase. Porém, assim como o próprio futebol potiguar, veio o ressurgimento. O América cresceu na Série D. e tornou-se um time difícil de ser batido, principalmente na Arena das Dunas, quando a torcida o abraçou. Além do acesso, o alvirrubro conseguiu o inédito título.

Acesso do ABC à Série B
O título de mais um estadual era o início do time que faria um enorme feito. Depois de conseguir o acesso para a disputa da Série C este ano, o alvinegro foi além das expectativas e conseguiu voltar à Série B. O fator determinante para isso foi, certamente, a chegada do técnico Fernando Marchiori e, claro, o estádio Frasqueirão – responsável pelo ABC terminar a competição sem saber o que é ser derrotado em seus domínios.

A volta do Alecrim
O time ainda disputa a Segunda Divisão. No entanto, não tem como não destacar o título do estadual Sub20, quebrando hegemonia de ABC e América. Além disso, voltará a disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior ano que vem.

O primeiro clube vegano do país
Quis que o Rio Grande do Norte fosse o berço do Club Laguna, o primeiro clube vegano do Brasil. A equipe criada este ano havia fechado uma parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira e quer, principalmente, que o Laguna esteja ligado à comunidade trazendo valores sociais, como clubes pelo mundo já fazem com outros assuntos como o Rayo Vallecano da Espanha, St. Pauli da Alemanha.

Gabriel Veron na Europa
Natural de Assu, o jovem jogador potiguar já era conhecido no cenário nacional. Não somente por ser atleta, até então, do Palmeiras, mas por ser uma das grandes revelações e promessas do futebol. Este ano foi vendido por pouco mais de 10 milhões de euros (algo em torno de 57 milhões de reais) e passou para jogar no Porto de Portugal.