Cultura

Conexão Elefante Cultural inicia última etapa de circulação pelo interior do RN

Oficinas de teatro, música e audiovisual estão na programação de cada uma das cidades contempladas.

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de outubro de 2022 às 15:29

Ao todo, 8 municípios potiguares terão sido beneficiados com ações presenciais do projeto – Foto: Divulgação

Lajes Pintadas, Campo Redondo e Currais Novos são as últimas cidades a receber as ações do projeto Conexão Elefante Cultural em 2022. A circulação da Trupe da Luz, formada por artistas potiguares experientes, começou na última terça-feira, dia 11. Oficinas de teatro, música e audiovisual estão na programação de cada uma das cidades contempladas.

A primeira parada desta etapa acontece em Lajes Pintadas. Além das oficinas lúdicas para crianças e técnicas para artistas e educadores do município, um espetáculo será montado durante a passagem do projeto pela cidade. A apresentação acontece na sexta, dia 14, às 18h, na Praça Fernando Bezerra.

A partir do dia 15, o projeto passa por Campo Redondo, e logo em seguida, de 19 a 22 de outubro, chega ao Seridó, encerrando a programação em Currais Novos.

Ao todo, 8 municípios potiguares terão sido beneficiados com ações presenciais do projeto, que neste ano foca especialmente na formação dos artistas do interior do Rio Grande do Norte.

“Em anos anteriores nós passávamos um dia em cada cidade e este ano ampliamos para cerca de quatro dias, com mais oficinas e atividades voltadas para o artista de cada município. Temos um potencial humano riquíssimo nas diferentes regiões do Rio Grande do Norte e queremos que quem produz arte e cidadania fora das principais cidades do Estado se sintam empoderados a continuar produzindo”, conta Diana Fontes, criadora do Conexão Elefante.

Durante a passagem pelos municípios são realizadas oficinas artísticas para crianças e adolescentes da rede pública e projetos sociais, técnicas para artistas e educadores, palestras sobre empreendedorismo cultural e elaboração de projetos, além da montagem de um espetáculo e a criação de mural artístico.

A 7ª edição do projeto conta com uma equipe formada por Diana Fontes (cena), Danilo Guanais (música), Jhoao Junnior (arte-comunidade), André Rosa (audiovisual), Leonardo Prata (customização plástica) e os intérpretes Álvaro Dantas e Thaíse Galvão.

O Conexão Elefante Cultural tem patrocínio master da NEOENERGIA COSERN, Instituto Neoenergia e patrocínio da Interjato Soluções através da Lei Câmara Cascudo e Governo do Estado. A realização é de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

PRÊMIO ARTISTA MORADOR

Em 2022, o Conexão Elefante Cultural realiza também o Prêmio Artista Cidadão, com o objetivo oferecer mentoria e apoio financeiro a projetos realizados por pessoas dos municípios contemplados na edição deste ano. A premiação acontece conforme a Trupe da Luz circula pelo Rio Grande do Norte.

Os premiados da segunda etapa foram as seguintes iniciativas: Brinquedoteca e Alegria da Tia Ana, de Elói de Souza; Cia Raízes Juninas, de Paraú; e Autores Potiguares na formação de plateia, de Grossos.

O prazo para inscrição no Prêmio Artista Cidadão segue aberto para os municípios de Lajes Pintadas, Campo Redondo e Currais Novos. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível no linktr.ee/conexaoelefantecultural.

PROGRAMAÇÃO CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL

11 a 14 de outubro – Lajes Pintadas
15 a 18 de outubro – Campo Redondo
19 a 22 de outubro – Currais Novos

Tags