Coluna do Novo: Aldemir Freire considera que CPI na AL é “a mãe das fake news” bolsonaristas

Na coluna Daniela Freire, publicada no sábado passado, no jornal impresso Novo Notícias, a avaliação do secretário de Planejamento do RN e do controlador Geral do Estado sobre a comissão que pretende investigar contratos do governo durante a pandemia

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 9 de junho de 2021 às 11:18

A coluna impressa Daniela Freire é publicada semanalmente, sempre aos sábados, no jornal Novo Notícias

 *Mãe das fake news*
O secretário de Planejamento do RN, Aldemir Freire, considera que a CPI no RN é “a mãe das fake news” que são quase diariamente lançadas em terras potiguares através das redes bolsonaristas. “Tem muita convicção, mas não tem provas”, disse ele durante ‘live’ promovida na última terça-feira pela deputada estadual Isolda Dantas.
 *Mudando o jogo*
Na avaliação de Freire, a CPI não passa de estratégia política, uma vez que a oposição, nesse momento, “carece de nome combativo que tenha a capacidade de enfrentar Fátima Bezerra”. Para ele, o desespero da oposição tem explicação: o fato de a governadora estar rompendo um cenário de mais de dez anos em que os últimos três governadores não conseguiram viabilizar reeleição. “Desde 2010 o RN é máquina de moer governadores. Fátima rompe esse cenário”, comentou o secretário.
*CPI do nada*
“Vamos transformar a CPI em água. Não tem nada”. Foi assim que o Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, reagiu à possibilidade de abertura de  uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa para investigar 12 contratos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde durante a pandemia.
*Sem competência*
Pedro Lopes, que também participou da ‘live’ de Isolda Dantas, ressaltou ainda que a CPI na AL tem “falha de competência” e que o governo está “absolutamente tranquilo”, no sentido de desmanchar item por item das acusações. O auxiliar explicou que apenas um dos doze processos listados por dez deputados de oposição pode ser analisado e julgado pelo Legislativo potiguar, os demais teriam que ser investigados no Congresso Nacional.
 *Ministro ‘playboy’*
Aliás, na live promovida em seu Instagram, a deputada Isolda Dantas disse que o ministro potiguar das Comunicações, Fábio Faria, é um “playboy” que não vive no RN, mas se aproveita do eleitorado do Estado.
 *Em família*
Falando em “ministro playboy”, Fábio Faria teve participação fundamental no “sim” dado pelo governo federal à realização da Copa América no Brasil. Afinal de contas, o campeonato é de interesse do SBT, detentora exclusiva das transmissões, cujo dono, Silvio Santos, é sogro do ministro das Comunicações.
*Sem despejos na pandemia* (FOTO)
A deputada federal Natália Bonavides pressionou essa semana o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a necessidade de o Senado votar e aprovar o projeto de lei de sua autoria que impede despejos na pandemia. “Garantir moradias às famílias é essencial para salvar vidas!”, comentou a parlamentar potiguar após o encontro, ocorrido na última segunda-feira. Na avaliação de Bonavides, todas as mobilizações são fundamentais neste momento, destacando as que são feitas nas redes sociais sob as ‘hashtags’ #DespejoZero e #NãoJoguemOPovoNaRua. “Para que nenhuma pessoa ou família seja colocada na rua”, ressaltou a deputada.