Brasil

Ipec/InterTV: Fátima tem 61% dos votos válidos e deve ser eleita em primeiro turno

Styvenson vem em seguida com 18% e, Fábio, com 17%

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de outubro de 2022 às 20:10

Fátima Bezerra, Styvenson Valentim e Fábio Dantas – Fotos: Divulgação, divulgação e Dayvissom Melo

 

A atual governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) lidera a disputa com 61% das intenções de voto e deve ser eleita em primeiro turno, segundo a pesquisa do Ipec, encomendada pela InterTVCabugi e divulgada neste sábado (1°), véspera do pleito. Os números mostram a corrida eleitoral para o cargo de governador do Estado em votos válidos.

O Capitão Styvenson (Podemos) aparece em segundo lugar com 18% e Fábio Dantas (Solidariedade) vem em seguida com 17%. A variação da intenção de votos de todos os candidatos em outras pesquisas realizadas pelo mesmo instituto em períodos anteriores pode ser analisada logo abaixo.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em 35 municípios potiguares. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-04452/2022.

Votos válidos
Fátima Bezerra (PT): 61% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 60%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 59%)

Capitão Styvenson (Podemos): 18% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 19%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 24%)

Fábio Dantas (Solidariedade): 17% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 12%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 10%)

Clorisa Linhares (PMB): 1% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 2%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 4%)

Rosália Fernandes (PSTU): 1% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 4%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 1%)

Bento (PRTB): 1% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 1%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 1%)

Danniel Morais (PSOL): 1% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 1%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 1%)

Rodrigo Vieira (DC): 0% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 2%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 1%)

Nazareno Neris (PMN): 0% (na primeira pesquisa, de 22 de agosto, estava com 0%. Na segunda, do dia 9 de setembro, com 0%)

 

Tags