Geral

ABC empata, vai à final da Série C e frustra planos de acesso do Figueirense

Mais Querido chegou aos 12 pontos no quadrangular e decidirá o título da terceirona; time catarinense disputará Série C novamente em 2023

por: Foto do autor Dois Toques

Publicado 24 de setembro de 2022 às 19:00

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

O ABC empatou com o Figueirense por 0 a 0, na tarde deste sábado (24), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis-SC, e se garantiu na final da Série C do Campeonato Brasileiro. Superior durante todo o quadrangular final, o Mais Querido termina líder do grupo e vai embalado para a decisão para tentar conquistar novamente o título que faturou em 2010.

O primeiro tempo foi de poucas chances claras de gols. O Figueirense até teve mais posse de bola do que o ABC, mas encontrou muita dificuldade de criar jogadas perigosas. A torcida do time catarinense demonstrou impaciência nas arquibancadas do Orlando Scarpelli, durante a primeira etapa. Só aos 46 minutos, Oberdan soltou o pé de fora da área e obrigou a defesa de Matheus Nogueira, que garantiu o 0 a 0 no primeiro tempo.

Precisando da vitória, o Figueirense se mandou para o ataque no segundo tempo. Ocupou mais o campo defensivo do Mais Querido, e encontrou mais espaços, mas pecou na definição das jogadas. Aos 17 minutos, Tito levantou o torcedor no estádio, após invadir a área, finalizar para o gol, e a bola bater na rede pelo lado de fora.

Na sequência, porém, o Figueirense recebeu a notícia de que o Vitória havia empatado o placar contra o Paysandu, resultado que eliminava os catarinenses da competição. O alvinegro sulista insistiu nas bolas aéreas, mas não conseguiu furar a defensiva da equipe potiguar.

O ABC ainda assutou em contra-ataque com Gustavo França que finalizou sozinho, mas o arremate foi bem defendido por Wilson nos minutos finais. Sem tempo para mais nada, o 0 a 0 permaneceu no placar até o apito final.

Na final, o ABC pode enfrentar Mirassol, Botafogo-SP ou Aparecidense. Os confrontos do grupo B, acontecem neste domingo (25), às 17h.

Pela tabela divulgada inicialmente pela CBF, os jogos devem acontecer nos dois próximos finais de semana. As datas serão confirmadas pela entidade durante a semana.

O Figueirense, por sua vez, vê os planos de chegar à Série B frustados. Com o empate, o furacão catarinense acabou ultrapassado pelo Vitória, que empatou com o Paysandu no outro jogo da chave e ficou com a segunda vaga do grupo.

Veja como ficou a tabela do Grupo B do quadrangular da Série C:
  • ABC – 12 pontos
  • Vitória – 8 pontos
  • Figueirense – 7 pontos
  • Paysandu – 6 pontos