O que pensou a BlackRock para 2022: segunda análise
Renato Guerra, Professor, Mestre em Direito (UFRN) e Advogado do Carvalho, Costa, Guerra & Damasceno Advocacia (renatoguerra@ccgd.adv.br)
Recentemente, aqui nessa Coluna, apresentamos a BlackRock e uma primeira análise sobre suas 10 visões para a economia global de 2022, ao tentar responder à pergunta “Como prosperar em um novo regime de mercado?”, quando abordamos a mudança do comportamento do consumidor e alta inflação. Hoje trazemos para você, leitor, mais 3 visões de uma das maiores gestoras de ativos do mundo. Na terceira visão, foi cunhado o termo “Inflação de Sustentabilidade” para descrever um certo desequilíbrio entre a demanda por energia limpa e a sua oferta, pois “o mundo está se movendo mais rápido e de maneira descarbonizada”, daí porque necessárias as políticas governamentais que auxiliem o mercado a lidar melhor com esse movimento.
Na quarta visão, o Larry Fink, CEO da BlackRock, suscitou mais ponderação na avaliação e na expectativa sobre o mercado de ações, considerando “extrema” a alta em 2021 de 27% do S&P, um dos mais importantes índicos das bolsas dos Estados Unidos; para a BlackRock, essa alta não deve se repetir, pois o comportamento dos investidores também está mudando.
Na quinta visão, a preocupação se volta para o uso da tecnologia em ambientes remotos, como na migração massiva para o home-office; Larry Fink não acredita da criação de uma cultura mais pautada no trabalho remoto, pois, para ele “há uma grande necessidade de interconexão com sua equipe e com sua organização”, resgatando uma das máximas mais importantes no mundo dos negócios e dos relacionamentos “a conectividade humana é a essência de grande parte da cultura de uma organização”.
Com razão o Larry: a tecnologia deve ajudar, mas não substituir o principal ativo no mundo: o ser humano. Concordam? Fazer uma videoconferência facilita, é prático, mas se sentar à mesa com todos e realizar um brainstorm presencial não tem comparação. Em breve, traremos as outras 5 visões da BlackRock, fiquem atentos!
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias