Brasil

Tecnologia 5G estará em toda Natal até o fim de novembro

Informação foi confirmada pelo Ministro das Comunicações, Fábio Faria, em seminário sobre o 5G na capital potiguar, nesta quinta-feira (15)

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de setembro de 2022 às 18:20

Tecnologia 5G estará em toda Natal até o fim de novembro – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

 

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou na tarde desta quinta-feira (15), que a ativação do sinal do 5G puro será liberado para todos os bairros de Natal até o final do mês de novembro.

A capital potiguar já opera com a tecnologia 5G desde o último dia 5 de setembro. Segundo o ministro, em dez dias de liberação do sinal, já é possível observar avanços na geração de internet nos bairros que estão contemplados. A projeção de Fábio é que até o fim de novembro, todos cidadãos natalenses já possam utilizar a tecnologia de quinta geração do serviço móvel.

“Natal já começou a receber o 5G e até o final de novembro vamos ter o 5G todo estabilizado. É importante destacar isso que até o final de novembro nós estamos em teste e é o período que as empresas estão instalando suas antenas e a cada dia que passa esse sinal vai melhorando essa evolução, e não se preocupem que todos os bairros anunciados estarão estáveis”, disse Fábio.

Conforme previsto no edital do leilão 5G, as operadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 33 estações de 5G ativadas em Natal. Atualmente, 17 bairros da capital estão em fase de implementação: Candelária (TIM); Lagoa Nova (TIM, CLARO e VIVO); Nova Descoberta (TIM); Tirol (TIM, CLARO e VIVO); Petrópolis (TIM e CLARO); Capim Macio (TIM); Centro (TIM); Ponta Negra (TIM e VIVO); Alecrim (TIM e CLARO); Neópolis (TIM); Lagoa Seca (TIM e VIVO); Pajuçara (TIM); Mãe Luiza (TIM); Barro Vermelho (TIM); Redinha (TIM); Cidade Alta (CLARO) e Ribeira (CLARO).

Presidente da Anatel, Carlos Baigorri, garantiu fiscalização do sinal 5G na capital potiguar – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Vale destacar que, neste primeiro momento, o sinal do 5G chega restrito a alguns bairros e tendo ocasionado algumas interferências em linhas de operadoras telefônicas. De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, a instabilidade é natural, tendo em vista, que as empresas estão começando a implantar os seus sistemas e configurações. O presidente também afirma que a Agência vai realizar fiscalizações nas configurações das redes, para garantir a excelência do serviço

“Durante essa fase de implantação, é possível sim que haja algum tipo de impacto nas outras redes, mas é algo completamente transitório. Quando a rede tiver totalmente implantada aqui em Natal, que já está funcionando desde o dia, então temos duas semanas de implantação, dessa forma, até o final desse mês, a Anatel vai a campo, justamente, para fiscalizar a qualidade das redes”

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.

Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.

Em Natal, seminário discute implantação da nova tecnologia 5G, games e profissões do futuro

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou do Seminário sobre 5g em Natal – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

A revolução da internet de quinta geração, a internet 5G, foi o tema de um seminário que aconteceu nessa quinta-feira, no Hotel Holiday Inn, em Natal.

Com a chegada do 5G ao nordeste, a tecnologia vai possibilitar a abertura de vagas no mercado de trabalho em diversos setores, incluindo o desenvolvimento de games, metaverso, NFT, entre outros ambientes.

O evento foi organizado pelo Ministério da Comunicação e reuniu representantes das empresas de telefonia, especialistas em realidade aumentada e virtual, além de influenciadores e gamers para para discutir o cenário nacional com a implantação da nova internet.

O presidente de República, Jair Bolsonaro, abriu o seminário, participando por videoconferência a partir do Palácio do Planalto.

“Estamos na vanguarda dessa tecnologia, que será uma revolução na indústria logística, de transporte, de saúde, de educação e até no agronegócio”, destacou o chefe do executivo nacional.

Para Marcelo Rondino, especialista na área de realidade tecnológica e metaverso, que ministrou a palestra “5G, a chave para a nova era no universo digital”, a internet de quinta geração deve possibilitar o aumento de conhecimento e interatividade com pessoas e locais que moram mais distantes e não possuem acesso ao serviço.

“O que eu gosto no sinal 5G é a abrangência. Então, comunidades, locais mais distantes, mais remotos vão ter acesso a internet. Isso vai favorecer muito a educação, porque você vai levar sinal e conexão para distribuir informação e conhecimento”, falou Rondino.

Tabata Diniz, presidente Federação dos Esportes Eletrônicos no RN destacou benefícios da tecnologia pros games – Foto: Dayvissom Melo/NOVO Notícias

Além de especialistas do tema, o seminário ainda contou com a presença de diversos apaixonados pelo mundo dos games. A presidente da Federação dos Esportes Eletrônicos no Rio Grande do Norte, Tabata Diniz, ressaltou os benefícios da chegada do 5G para todos os integrantes da comunidade Gamer, tanto para quem joga por hobby, tanto para atletas profissionais que vivem do E-sport.

“Com certeza vai ajudar muito os profissionais e praticantes dos jogos eletrônicos, porque hoje em dia está muito crescente os jogos em celulares, então, com o 5G, ele possibilita que o jogador tenha uma experiência e uma competitividade em tempo real muito melhor do que a gente tem há tempos atrás. Então, com o 5G, a expectativa é que venha revolucionar o cenário dos esportes eletrônicos”, destacou Tabata.

Um estudo do Ministério das Comunicações aponta que além da baixa latência, que permite uma rápida resposta aos desafios dos jogos on-line, o 5G disponibilizará uma banda com tráfego de dados 100 vezes superior ao que existe hoje com o 4G.

Tags