Natal, Parnamirim e outras cidades do Rio Grande do Norte terão programação do Dia Mundial da Limpeza neste fim de semana. A data é comemorada oficialmente no dia 17 de setembro.
A capital potiguar terá ações voluntárias na orla urbana em parceria com a Prefeitura de Natal no sábado (17). A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) vai ceder sacos para o armazenamento dos resíduos, além de garis para acompanhar todos os grupos de voluntários no percurso, que vai desde Ponta Negra até a Redinha. Eles também farão o recolhimento e a destinação correta dos resíduos.
“A prefeitura do Natal, por meio da Urbana, esteve presente em todas as edições do Dia Mundial da Limpeza. Este ano não poderia ser diferente: vamos nos unir chamando a atenção para o compromisso de cada cidadão com a limpeza da cidade”, disse Joseíldes Medeiros, presidente da Urbana.
Ao longo de toda a orla marítima serão 10 pontos de concentração com aproximadamente 1.500 voluntários de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros.
A concentração está marcada para às 8h30, na Praia da Redinha, e, até às 12h, os voluntários atuarão nos seguintes pontos: Iate Clube – Regata Marinha, Praia do Forte, Praia de Miami/Areia Preta, Hospital Universitário Onofre Lopes e Mãe Luiza.
Já a partir das 14h, a iniciativa acontecerá em outros diferentes locais: Iate Clube – Gamboa do Jaguaribe, Praia do Meio, Ponta Negra I, Vale das Cascatas (início Via Costeira) e Ponta Negra II, encerrando às 17h30. O evento também poderá acontecer em outras partes da orla, respeitando a tábua de maré.
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), vai realizar as ações do Dia Mundial da Limpeza em Pirangi no domingo (18), quando comumente o fluxo de banhistas e turistas na praia é mais expressivo. A iniciativa terá início às 9h na Avenida Beira Mar, entre a barraca do Duca e o letreiro I Love Parnamirim.
Toda uma estrutura com tendas será montada na orla para abrigar os participantes, que percorrerão a faixa de areia com o objetivo de limpá-la e abordar banhistas e populares para o trabalho de conscientização. Além da limpeza em forma de mutirão, com a colaboração dos Bombeiros Mirins, Escoteiros e Marinha Mirim, todos de forma voluntária, o local contará com a turma do Se Cuida Parnamirim, executando atividades de dança, calistenia e aeróbica, e a música fica por conta do Sexteto da Fundação Parnamirim de Cultura.
No local também haverá ecopontos de coleta de materiais, como óleo de fritura, lâmpadas, pilhas, eletrônicos, papelão, tampinhas plásticas, pneus e garrafas pet. Essas últimas serão usadas para a confecção de vassouras. Na orla também haverá distribuição de mudas para a população.
“A população da praia está convidada a participar da ação que faz parte do movimento por um planeta mais limpo. A participação pode ser tanto de forma voluntária, ajudando nas ações de limpeza e conscientização, como trazendo materiais aos ecopontos para descarte, visto que na hora de se desfazer do material eletrônico, por exemplo, sempre há dúvidas por parte das famílias consumidoras”, informou a Prefeitura.
Trabalho também acontece, simultaneamente, nos demais municípios do Rio Grande do Norte. A equipe SPEA/Idema mobilizou os Comitês Municipais de Educação Ambiental para participarem, através da realização de mutirões de limpeza, em suas localidades e sensibilizando a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos.
“Iremos orientar a população sobre a poluição do planeta, lixo nas cidades, cuidado com a água, ressaltando a importância individual e coletiva para tornar o ambiente mais equilibrado para todos e todas”, enfatizou a subcoordenadora da SPEA/Idema, Iracy Wanderley.
O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, destacou a importância da parceria e apoio com as instituições que promovem a Educação Ambiental. “A gestão de resíduos sólidos é um trabalho compartilhado. Município, empresas e a população precisam atuar juntos em prol da nossa Casa-comum, pensando uso racional dos recursos naturais e nos benefícios para as futuras gerações”, disse.
De acordo com o portal limpabrasil.org, o Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia.
O World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza em inglês) surgiu em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve a essência do movimento. O sucesso da ação se espalhou pelo mundo e agora são mais de 191 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias