Semtas tem o maior número de exonerações e licenças médicas da Prefeitura de Natal

Audiência na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (8) debateu a criação de um plano de cargos e carreiras dos trabalhadores da assistência social de Natal

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de setembro de 2022 às 18:35

Servidores da Semtas cobram carreira SUAS e melhores condições de trabalho – Foto: Vitor Pimentel

Em audiência pública, a Câmara Municipal de Natal discutiu nesta quinta-feira (8), a implantação de um plano de cargos e carreiras para os trabalhadores da assistência social de Natal. Na ocasião, o Conselho de Psicologia do RN apresentou a informação que a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) é a pasta da Prefeitura com o maior número de exonerações e afastamentos por licenças médicas.

Conduzida pela vereadora Divaneide Basílio (PT), a audiência contou ainda com a presença da edil Brisa Bracchi (PT) e um representante do presidente da Câmara, Paulinho Freire (União Brasil). O plenário da casa legislativa reuniu centenas de servidores e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat).

Diversos servidores se pronunciaram reivindicando a defesa da carreira dos funcionários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e melhoria nas condições de trabalho. Dentre as pautas, os colaboradores solicitaram a inserção do plano na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 da volta do princípio da isonomia aos psicólogos e assistentes sociais, além de uma reunião urgente entre a Semtas e a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD).

 Ana Maria, representante da Direção do Sinsenat destacou a representatividade da audiência para todos os servidores que buscam a aprovação do plano há anos.  

“Esse dia é histórico para os trabalhadores de SUAS de Natal. Momento de trazer a reflexão e a importante valorização dos trabalhadores do SUAS, seja de nível fundamental, médio e superior da nossa capital. A prática cotidiana dos trabalhadores do SUAS é defender direitos da população e hoje, excepcionalmente, estamos aqui para buscar um direito de quem luta por direitos”, disse Ana Maria.

Ao final, a vereadora Divaneide ressaltou que irá levar todos os encaminhamentos e relatórios das pautas apresentadas na audiência ao Ministério Público e Prefeitura de Natal, que não estiveram presentes durante a discussão.