Geral

Desfile de 7 de setembro em Natal terá primeira mulher Comandante-Geral

Comandante Rita, da Marinha do Brasil, será a militar de maior patente entre os Oficiais e Praças que participarão do evento, nesta quarta-feira

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de setembro de 2022 às 11:14

Desfile de 7 de setembro em Natal terá primeira mulher Comandante-Geral Foto: Marinheiro Ivanilson/Comando do 3º Distrito Naval

Pela primeira vez, este ano o Desfile de 7 de setembro em Natal terá uma mulher no posto de Comandante-Geral. Será a Capitão de Mar e Guerra, Médica e Oficial Superior da Marinha do Brasil, Rita de Cássia Machado Passos. Ela foi escolhida para a função por ser a militar de maior patente entre os Oficiais e Praças que participarão do evento.

De acordo com a Comandante, o pioneirismo é motivo de orgulho. “O sentimento é de muito orgulho, por se tratar de uma data tão significativa para o país: o Bicentenário da nossa independência. O processo para o comando do Desfile deu-se de forma natural, por ser o ano em que cabe à Marinha a Coordenação do evento, sendo eu a Militar mais antiga dentre os Titulares das Organizações Militares da área de Natal, subordinadas ao Comando do Terceiro Distrito Naval. Ainda assim, a emoção e honra são imensuráveis, tanto do ponto de vista pessoal quanto militar. Por ser Médica do Corpo de Saúde da Marinha, não se trata de um fato usual e portanto, uma grata surpresa”, contou.

A Comandante Rita terá sob o seu Comando um contingente formado por 5.020 integrantes – sendo 2.640 militares das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública, sendo 350 mulheres; 1.583 alunos compondo o Grupamento Escolar; 797 representantes de Instituições Civis e 160 viaturas. Caberá a ela o ato solene de aproximar-se do Palanque Principal e solicitar à Autoridade que preside a cerimônia a autorização para iniciar o desfile, e, ao final, para encerrá-lo.

Ao desfilar, a viatura da Comandante-Geral estará acompanhada de um Estado-Maior, conforme previsto, formado por outras cinco viaturas das Forças Armadas e das Forças Estaduais de Segurança Pública.

A Comandante Rita graduou-se em Medicina e, após ser aprovada no Concurso Público para Oficiais do Quadro de Médicos da Marinha, iniciou sua trajetória nas fileiras da Força Naval. Especializou-se em Anestesiologia pelo Hospital Naval Marcílio Dias e em Medicina Legal pela USP. Durante sua carreira, iniciada no Posto de Guarda-Marinha, foi sucessivamente promovida aos postos de Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta e Capitão de Fragata. Atualmente, no posto de Capitão de Mar e Guerra, exerce o Cargo de Diretora do Hospital Naval de Natal.

 

Tags