Lisura comprometida
“É inconcebível que o ministro do Desenvolvimento Regional venha rotineiramente ao RN entregar obras na presença do candidato a senador do presidente da República, Rogério Marinho”. A constatação é do pré-candidato a senador Ney Lopes de Souza (PMB), que em seu próprio blog denunciou que no RN a “lisura das eleições está comprometida”. “Resolvi dar conhecimento à opinião pública de alguns fatos que comprometem a lisura das eleições no RN”, afirmou.
Campanha impossível
Assim como já havia declarado o deputado federal Rafael Motta (PSB), também pré-candidato a senador, que afirmou que o orçamento secreto deixou a disputa ao Senado no RN desigual, Ney Lopes disse que está “praticamente impossível fazer campanha nessas circunstâncias”. Será que ninguém está percebendo esse quadro? A opinião pública precisa ser alertada e é o que faço”, escreveu.
Zero isonomia
Na opinião de Ney Lopes, “esses abusos ferem de morte a isonomia que deve permear as campanhas e imperar entre os candidatos, além de fustigarem o princípio republicano, que repudia tratamento privilegiado a pessoas ou classes sociais. É necessária a igualdade de condições na disputa eleitoral”.
Desfavorável
Pode-se dizer que a pesquisa DataVero publicada pela 98FM na semana passada trouxe números desafiadores para o pré-candidato a senador Rogério Marinho. Por dois motivos principais: a transferência de votos de prefeitos é baixa – 70% dos eleitores disse que não vota necessariamente em quem o gestor da cidade pede – e o bolsonarista é o nome ao Senado com o maior número de chefes do Executivo municipais apoiando. Além disso, o instituto perguntou qual presidenciável tem o maior poder de transferência de votos para a disputa do Senado e Lula ficou na frente com 30,88%, seguido de longe por Bolsonaro, com 13,65%.
Reforço
A pré-candidata a deputada federal Samanda Alves foi recebida, na manhã deste sábado (09), em Natal, na companhia do pré-candidato ao Senado, Carlos Eduardo, pelo ex-vereador Heráclito Noé e seu grupo político.
Educadores na pista
A petista, que busca sua primeira eleição, também recebeu apoio de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) e de membros do movimento ‘Avante Educação’.
Apoio
O deputado Francisco do PT, líder do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa do RN, recebeu apoio para o seu projeto de reeleição do ex-vereador Júnior Rodoviário, que trouxe todo seu grupo político, bem como representações de diversas lideranças sindicais ligadas ao setor do comércio e transportes.
Antifacistas
Quem também aderiu a Francisco do PT foi o policial civil Pedro Chê, suplente de vereador em Natal. Já foi coordenador e hoje é membro do Movimento Policiais AntiFacismo no RN
Giro pelo Twitter…
…do Blog do Noblat: “Bolsonaro mata. Por pensamentos e palavras, atos e omissões, Bolsonaro mata quando estimula a violência dos seus devotos, mata quando defende que todos se armem, mata quando exalta a tortura, mata quando dissemina preconceitos, mata porque, como disse, foi treinado para matar”;
…da colunista do UOL Mariana Varella: “Já houve várias eleições polarizadas no país. No entanto, nenhum político incentivava que seus eleitores se armassem. O que está acontecendo não tem precedentes na história recente do Brasil. Os esforços retóricos de alguns para não assumir isso não alteram a realidade”;
…do candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin: “O Brasil assiste a mais uma tragédia fruto do radicalismo injustificável. Solidariedade à família de Marcelo Arruda. O triste acontecimento em Foz do Iguaçu não pode se repetir! O Brasil precisa de paz e união para manter sua democracia”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias