Política

Coluna Thaisa Galvão – 6 de junho

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de junho de 2022 às 17:16

COLUNA THAISA GALVÃO

PEREGRINAÇÃO PERDIDA

A presença do presidente Jair Bolsonaro em Natal, prevista para o dia 17, justificando entregas do ministro Fábio Faria e do deputado João Maia (via Funasa), tem outro fundamento.

Bolsonaro vem tentar jogar fumaça na candidatura do deputado Rafael Motta ao Senado e fortalecer o nome de Rogério Marinho, seu candidato no Rio Grande do Norte a senador.

Bem que Rogério poderia poupar sua candidatura desse desgaste, levando em consideração a rejeição de Bolsonaro no RN e em todo o Nordeste. O ‘comício’ está marcado para às 10 e meia da manhã, na Praça Mãe Peregrina, no bairro Pitimbu.

Bolsonaro pode vir peregrinar em vão.

PRÉVIA VERDE

O PV vai marcar a data para uma prévia onde os filiados vão dizer se querem votar em Carlos Eduardo ou Rafael Motta para o Senado. O presidente da legenda, vereador Milkley Leite, já demonstrou simpatia por Rafael, mas vai aguardar a prévia. Já o vice, Maurício Gurgel, está definidíssimo

“Tenho minha preferência por Rafael Motta. Nós do Partido Verde precisamos ter nosso posicionamento, independente do posicionamento dos outros partidos da Federação, que vamos respeitar as decisões que a Federação tomar. Mas ao mesmo tempo não dá para ignorar a pré-candidatura de Rafael, que é legítima, e é da base aliada da governadora.

A deputada Eudiane Macedo também não esconde a preferência por Rafael. “O PV eu não sei, mas eu vou com ele”, disse a parlamentar à coluna.

APOIO NACIONAL

Procurado pela coluna, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, repetiu o que já vem dizendo aos quatro cantos do Rio Grande do Norte.

“A candidatura do deputado Rafael Motta ao Senado é pra valer e tem todo respaldo do partido, tanto no Estado quanto da direção nacional”.

Na quinta-feira passada Siqueira recebeu Rafael em Brasília e postou nas redes sobre o compromisso do PSB com a candidatura de Rafael.

CHAPA DO CORAÇÃO

“Irreversível”, diz Rafael Motta sobre sua candidatura ao Senado, que vem sendo questionado sobre a possibilidade da governadora Fátima Bezerra procurá-lo para pedir que ele retire a candidatura em nome do apoio dela ao ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo.

“Eu duvido muito que a governadora peça isso pra mim porque, infelizmente, ela vai levar um não”, disse o parlamentar.

“Não existe possibilidade nenhuma de recuo, seria decepcionante para as pessoas que estão estimulando”, afirmou Rafael, dizendo que a chapa com Fátima para o governo e Carlos Eduardo para o Senado pode ser a chapa do papel. “Porque a chapa do coração é Fátima e Rafael”, concluiu o deputado.

LEVOU BOLO

O aniversário do pré-candidato a senador Carlos Eduardo, neste domingo, passou em brancas nuvens nas redes sociais.

Uma hora depois que ele próprio postou agradecendo ‘tantas publicações’, a governadora Fátima Bezerra foi lá e postou os parabéns. Deve ter se arrependido já que, no final da noite do domingo, os quase 400 comentários no post da governadora criticavam a união dela com o seu maior adversário no pleito onde ela se elegeu para o Governo.

Apesar das ‘tantas publicações’ como disse o aniversariante, os ex-auxiliares mais próximos de quando ele era prefeito não postaram nada, os petistas que aprovaram a candidatura dele não postaram nada, e até mesmo a vice-prefeita de Natal, Aíla Ramalho, prima de sua esposa e indicada por ele para o cargo…não postou.

O vice-governador Antenor Roberto, que deu início ao processo para o PT abraçar a candidatura de Carlos, também não postou.

FELIZ DIA

Primeiro suplente indicado para a candidatura de Carlos Eduardo ao Senado, o senador Jean Paul Prates (PT) até desejou feliz dia nas suas redes sociais neste domingo, mas não foi ao aniversariante político.

Jean Paul desejou um “feliz dia do meio ambiente”.

“Nós somos líderes mundiais da conscientização ambiental”, disse Jean Paul, que gastou dois posts do seu instagram para destacar o 5 de junho como dia do meio ambiente.

DEU ERROR

Candidatos da oposição ao governo Fátima Bezerra foram ao Pingo da Mei Dia, em Mossoró, na tentativa de surfar na popularidade do prefeito Allyson Bezerra, mas voltaram de mãos abanando.

Allyson recebeu, posou para fotos rápidas, e seguiu no meio do povo, curtindo seu momento de receber aplausos até mesmo fazendo discurso entre o show de Bell Marques e o de Chicabana, quando qualquer político leva mesmo é vaia.

Nas redes sociais de Allyson, nenhuma foto, nenhuma citação aos visitantes que circularam pouco no meio do povo.

REAL

Já a governadora Fátima Bezerra, que não foi recebida pelo prefeito, aproveitou o Pingo da Mei Dia para se divertir e testar popularidade. E os vídeos mostram que a governadora passou no teste de popularidade em Mossoró.

Fátima entrou no meio do povo, dançou, cantou, abraçou e tirou foto. Festival de selfies. Não foi vaiada como tentaram disseminar.