RN inicia vacinação contra sarampo e influenza nesta segunda (4)

A previsão é imunizar mais de 1 milhão de pessoas até o fim da campanha

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de abril de 2022 às 12:30

RN inicia vacinação contra sarampo e influenza na segunda (4) – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Rio Grande do Norte inicia, nesta segunda-feira (4), a Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022, que este ano acontece de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza.

A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) é de vacinar 1.275.043 pessoas pertencentes aos grupos prioritários para influenza (crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde e demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde). A meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada um desses grupos.

Já com relação ao sarampo, o Estado espera imunizar no mínimo 95% de 207.896 crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos trabalhadores da saúde.

As vacinas tríplice viral (sarampo + caxumba + rubéola) e influenza serão ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde para crianças e trabalhadores da saúde respeitando a etapa de casa grupo. De acordo com o Ministério da Saúde, para estes dois imunizantes, a vacinação simultânea é recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas de vacinação.

A primeira etapa da campanha contra Influenza acontece entre os dias 4 e 30 de abril, com a vacinação de idosos e trabalhadores da saúde. A segunda etapa da vacinação vai de 2 de maio a 3 de junho para os demais grupos.

O dia “D” de mobilização estadual será realizado em 30 de abril, um sábado, quando os postos de saúde estarão abertos para vacinação dos grupos prioritários.

Confira o calendário de vacinação:

Influenza
  • 4 a 30 de abril: 1ª etapa (idosos e trabalhadores de saúde)
  • 2 de maio a 3 de junho: 2ª etapa (crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Sarampo
  • 4 de abril a 3 de junho: Crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde
Dia D
  • 30 de abril: Todos os grupos prioritários (sarampo e influenza)