Política

Coluna Daniela Freire – 14 de março

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de março de 2022 às 16:00

COLUNA DANIELA FREIRE

Papo rápido com Garibaldi 

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza está aguardando o resultado de pesquisas internas qualitativas e quantitativas para bater o martelo sobre a candidatura de governador. A informação foi confirmada à coluna pelo ex-senador Garibaldi Alves, que afirmou que o MDB aguarda a definição do presidente da Assembleia Legislativa para se posicionar sobre o pleito.

E as novidades do MDB sobre as eleições? Ainda em compasso de espera para definir o rumo?   

Garibaldi: Conversaram Ezequiel com Walter em Brasília (na última semana). Como você assinalou, continuam em compasso de espera.

Conte-me mais sobre essa conversa em Brasília. Eu soube que já está fechada a chapa… Ainda não? O que esperam? 

Garibaldi: Continua a expectativa em torno da definição de Ezequiel.

Entendi. Ezequiel está esperando resultados de pesquisas internas qualitativas e quantitativas? 

Garibaldi: É isso.

Vai ter conversa com Lula semana que vem mesmo? Sobre o cenário no RN ou só nacional? 

Garibaldi: A conversa com Lula foi adiada.

Torcida 

Nos bastidores, a possível chapa Ezequiel governador e Walter vice já está sendo apelidada de “EW” pelos torcedores de que ela saia do papel. No entanto, apesar da certeza de muitos aliados de que ela acontecerá, no Governo o clima é o inverso. É de despreocupação, como quem tem certeza de que Ezequiel continuará no projeto de Fátima Bezerra.

Clima 

Raimundo Alves, o articulador político e porta-voz da governadora, não parece acreditar nas especulações de que uma candidatura de Ezequiel está cada vez mais concreta. O clima é de calmaria e não de temor. Foi o que ele demonstrou em uma conversa com a coluna.

Tranquilo 

Questionado se ele tem acompanhado o desenrolar das conversas políticas de Ezequiel e do MDB de Walter Alves em direção à oposição, Raimundo respondeu de pronto: “Estou acompanhando pela imprensa apenas”.

Seguro 

A coluna perguntou, então, se não havia interesse do Governo em intervir e conversar com o presidente da Assembleia Legislativa. “Como já te falei, Ezequiel é parte desse governo e sempre temos diálogo. Até hoje não temos motivo para achar que ele passará para a oposição”, disse Raimundo, mostrando-se seguro de que contará com o apoio do aliado nas eleições.

Caminho 

O ex-vereador de Natal Fernando Lucena foi convidado a ingressar no PSB. O presidente estadual da legenda, deputado federal Rafael Motta, disse à coluna que a filiação do mais recente ex-petista é questão de tempo. “Está bem encaminhado. Somos muito amigos e fiz o convite a ele já”, contou.

Do PT para o PSB 

A saída de Lucena do PT, na semana passada, poderá representar uma debandada para a legenda pessebista. Afinal, o ex-vereador não deixará sozinho o partido, segundo nota que foi distribuída para grupos de WhatsApp por assessores do ex-petista. “O PT pela base irá em bloco para o PSB, base aliada do nosso governo e vice do Presidente Lula”, dizia o texto compartilhado.

O de sempre 

A ‘picuinha’ da gestão natalense com a estadual parece não ter fim. Pelo menos quando o assunto é a pandemia de Covid-19. Bastou o Governo anunciar o fim do uso de máscaras em locais abertos no RN a partir do próximo dia 16 de março para que a Prefeitura de Natal lançasse mão, rapidamente, de um decreto que contraria a recomendação estadual, liberando a utilização do equipamento em locais fechados.

Repetindo 

O posicionamento da administração da capital demonstra o oportunismo político de Álvaro Dias. O prefeito sabe que o decreto que vale é o do Estado, segundo a jurisprudência criada pelo Supremo Tribunal Federal desde 2020, quando determinou que as medidas mais restritivas são as que valem. Mas ele jogou para a plateia mais uma vez.

Giro pelo Twitter… 

…do secretário de Planejamento do RN Aldemir Freire: “Gasolina +18% e Diesel +24,9%. Mas o ICMS da gasolina no RN está sendo cobrado sobre o preço de R$ 6,65 na bomba. Governadora

Fatima Bezerra mantém o ICMS congelado. Mais uma vez a comprovação cabal da política equivocada de preços do governo federal”;

…da senadora Zenaide Maia: “Derrubamos o veto à distribuição de absorventes! Uma vitória das meninas e mulheres de baixa renda! A pobreza menstrual é uma realidade que precisamos combater! Uma em cada quatro meninas brasileiras falta às aulas por não ter acesso a absorventes”;

…do epidemiologista Pedro Curi Hallal: “Ninguém diz: ‘tomei a vigésima terceira dose da vacina contra a gripe’. As pessoas dizem: ‘tomei a vacina de 2022 contra a gripe’. Precisamos adotar isso na vacina contra Covid-19. A contagem de doses confunde o público e estimula teorias negacionistas anti-vacina”.