A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, por meio do presidente José Vanildo, decidiu acatar a Recomendação editada pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, para que, nos jogos entre ABC Futebol Clube e América Futebol Clube, seja permitida, no estádio, apenas a presença da torcida do time mandante. A restrição será posta em prática já no próximo clássico-rei entre as duas equipes. A recomendação foi assinada nesta sexta-feira (4) e será publicada na edição deste sábado (5) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo a nota FNF, a Recomendação deve ser cumprida, mas reforça que esta medida, por si só, não irá acabar com a violência entre torcidas organizadas, “a esmagadora maioria dos confrontos tem ocorrido longe das praças esportivas, fora do alcance dos olhos atentos da Polícia e do Ministério Público”, disse a instituição.
LEIA MAIS: MPRN recomenda torcida única para clássicos entre ABC e América
Ainda no comunicado, a Federação solicita aos órgãos competentes, uma maior rigor nas investigações e punições aos torcedores envolvidos nas confusões.
“Aos órgãos competentes, a FNF pede que reforcem o trabalho de investigação, de Inteligência, bem como os procedimentos no âmbito jurídico, para que os responsáveis por toda essa violência, que afasta o torcedor e as famílias dos estádios de futebol, não continuem impunes, protagonizando cenas de selvageria como as que assistimos no dia do último clássico entre ABC e América, longe do local do jogo e cerca de 7 horas antes da bola rolar no estádio”, finaliza.
A recomendação é baseada em vasto material apresentado pelo Comando da Polícia Militar, onde se verificou inúmeros atos de vandalismo, crime e total descaso com o que define o Estatuto do Torcedor como normas a serem observadas pelas Torcidas Organizadas, após a confusão de torcedores antes da partida entre ABC e América, no Frasqueirão, pela quinta rodada da Copa Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Potiguar.
Além da recomendação à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) que adotasse, de forma imediata, jogo de torcida única nos clássicos entre ABC e América, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) também recomendou ao comando da Polícia Militar que fiscalize situações de risco, buscando evitar confronto entre torcedores, que seja determinado o uso do poder polícia, de forma motivada, para controle e acesso de torcedores com camisas do time adversário.
Aos clubes ABC e América, o MPRN recomendou que se abstenham de realizar qualquer tipo de evento no dia do jogo, sem que antes seja autorizado e vistoriado pela PM, inclusive devendo ser vedado o acesso do torcedor às dependências do complexo esportivo sem prévia revista de segurança por parte da Polícia Militar. A FNF tem prazo de 48 horas para informar sobre o atendimento da recomendação.
O MPRN reforçou que esses atos criminosos têm sido praticados de forma reiterada nos jogos entre ABC Futebol Clube e América Futebol Clube, colocando em risco a integridade física de todos que se deslocam até as praças esportivas, inclusive os profissionais envolvidos no evento. Além disso, a proteção aos interesses coletivos do torcedor deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses financeiros ou particulares, seja do torcedor, seja de agremiações envolvidas no certame em andamento.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias