Política

Coluna Daniela Freire – 29 de novembro

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de novembro de 2021 às 16:00

COLUNA – DANIELA FREIRE

Papo com Ubaldo Fernandes

O PL no RN vai iniciar uma semana decisiva devido à filiação do presidente da República Jair Bolsonaro ao partido, nesta terça-feira, dia 30. Além dele, o ministro potiguar Rogério Marinho, pré-candidato a senador, também deverá se filiar ao PL durante a janela partidária. Para saber como anda o clima no partido com essas mudanças, a coluna conversou com o deputado estadual Ubaldo Fernandes, que avaliou o momento como “importante para a sigla”, contanto que o cenário regional seja levado em consideração. É que Ubaldo não quer saber de mudança no diretório potiguar. “No RN, o PL vem escrevendo uma história de sucesso sob o comando do deputado federal João Maia e esperamos que siga assim”, afirmou. Segundo o deputado, João Maia não faz segredo sobre as negociações envolvendo a legenda liberal e tem conversado sobre o tema com os correligionários. “O diálogo conosco é sempre franco e frequente. João é acessível e está nos passando cada passo dessa nova configuração do partido”, garantiu. Questionado sobre como ele analisa o fato de o PL estar na base de apoio do Governo Fátima ao mesmo tempo em que Bolsonaro chega ao partido, Ubaldo Fernandes sinalizou que esse cenário ainda não foi discutido. “É isso que precisamos saber”, disse, ao defender a permanência da aliança entre PL e PT. “Temos uma parceria consistente e produtiva em prol do RN com o Governo Fátima e temos a intenção de continuidade”. Ubaldo Fernandes, considerado um dos deputados mais ativos da Assembleia Legislativa do RN e político “extremamente hábil”, teve 15 leis sancionadas somente este ano, além de ter realizado fundamentais campanhas educativas de incentivo à vacinação contra a covid-19.

Preparando o terreno

Bolsonaro está aterrissando no PL e isso deverá ter impacto direto no diretório do partido no RN. O presidente da sigla aqui no Estado, deputado João Maia, já se organiza para convocar uma coletiva e falar sobre o assunto com a imprensa nos próximos dias. Mas antes terá um encontro oficial com os principais partidários… Para prognósticos e fechamento do novo cenário da legenda potiguar.

Relatório “forte”

Em conversa com a Jovem Pan News, na última semana, o presidente da CPI da Covid no RN, deputado Kelps Lima, deu a data da votação do relatório final da comissão: 16 de dezembro. Ele ainda revelou à emissora que o documento será analisado e discutido durante dez dias antes da conclusão. E afirmou, ao ser questionado se haverá pedido de prisão, que o documento terá “pedidos bem fortes”.

Mudança

O Governo do Estado lançou uma nova campanha: “O Rio Grande agora tem Norte”. A mensagem é clara e direta: a gestão atual está tirando o Estado da lama. “O que agora é zelo, antes era desmantelo”, diz a peça.

Aliás

Outra novidade na comunicação da governadora Fátima Bezerra é que a petista passa a ter um compromisso semanal com os seus seguidores no Instagram. Na última segunda ela lançou a “Live de Fátima”, um momento, a partir das 19h, para interagir “com espontaneidade, humor, franqueza e respeito”, como ela contou à coluna.

Confiante

Ricardo Valentim, coordenador do LAIS (que há pouco recomendou a flexibilização do uso de máscaras no RN) e membro do Comitê Científico, não está pessimista com a nova cepa sul africana do coronavírus. Em suas redes sociais, ele tem reforçado a descrença no poder da ômicron diante da vacinação avançada no Brasil.

Braços abertos

Carlos Eduardo Alves foi presença festejada no congresso estadual do Cidadania, realizado neste fim de semana, que reconduziu o ex-deputado estadual Wober Júnior à presidência do diretório no RN. A vice-prefeita de Natal, Aíla Cortez, também compareceu. “O Cidadania está de braços abertos para acolher os que querem fazer a diferença”, ressaltou Wober na ocasião.