Coluna Marcos Lopes – 08 de novembro

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de novembro de 2021 às 17:32

COLUNA MARCOS LOPES

DECISÃO

Terça-feira pesada para o ABC que entra em campo com a obrigação de vencer o Sousa por no mínimo três gols de diferença para decidir nos pênaltis a ou por mais de três para classificar direto para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Time alvinegro fez fiasco na ida e agora vai ter que correr dobrado. Classificar para a fase de grupos da Copa do Nordeste vale muito mais do que ser campeão da Série D, tá ligado? Vale uma cota inicial de 1 milhão e 300 mil reais. O ABC vai jogar na pressão contra um adversário deve vir fechado sem querer jogar.

NÃO SE ILUDAM

A Série C é outra realidade e ninguém no pleno gozo de suas faculdades mentais pode imaginar ou defender que este time do ABC tem condições de brigar na Terceira Divisão. Com este time que subiu vai brigar para não cair. É duro mas é verdade! Para fazer uma Série C sem risco tem que montar um time em nível de Série B e por isso que a classificação para a fase de grupos da Copa do Nordeste é importante. Não se iludam!

NÃO CABE MAIS UM

Na primeira reunião do Conselho Técnico da Primeira Divisão levantaram a possibilidade de incluir o Riachuelo no Estadual do ano que vem. Não cabe mais! Seria uma virada de mesa e aqui também pesaria o fator econômico e financeiro da competição. Oito clubes pode não ser o ideal, mas é o possível para garantir que a competição transcorra na boa, começando e terminando com oito. E olha que alguns chegam no final aos trancos e barrancos, amparados pela federação.

5 MIL SÓCIOS

Pelo menos até o fechamento da coluna o ABC tinha 5 mil sócios, um crescimento excepcional que começou antes do jogo do acesso contra o Caxias. Um trabalho competente da equipe da 10 Sports comandada por Alan Oliveira que recebeu e cumpriu a missão dada pelo presidente Bira Marques.

RENOVAÇÕES PONTUAIS

Claro que o América tem que manter uma base para começar a pré-temporada já no final deste mês, mas tem que ser com renovações pontuais. Você não começa um trabalho de recuperação com um grupo perdedor. O que foi que o América ganhou em 2021? Quando falo em oxigenação no América é lógico que passa também pelo futebol, pela remontagem do time. Dá para contar nos dedos de uma mão quem merece continuar para 2022.

TEM PERFIL

Hermano Morais é um grande nome para a presidência do Conselho Deliberativo e com perfil para o momento que exige que é serenidade. Ou os caras entendem que o América chegou no limite extremo e que precisa ser político no sentido mais amplo, ou de nada vai adiantar a presença do ídolo Souza na presidência executiva do clube.

ESTADUAL 2022

Apesar da proposta do Potiguar de mudar a fórmula do Estadual inserindo uma fase semifinal com cruzamento olímpico entre os quatro melhores classificados, tudo indica que a competição de 22 será disputada nos mesmos moldes dos últimos anos e quem tem dado certo. Contra a proposta do Potiguar pesa fundamentalmente o fator financeiro.

VAI SER PESADA

Campanha eleitoral da oposição no ABC com artilharia pesada contra o atual presidente Bira Marques. Atribuem ao atual mandatário responsabilidade por ações trabalhistas anteriores à posse de Bira na presidência, que aconteceu em junho de 2020 depois da renúncia de Fernando Suassuna.

QUEM PASSOU DEIXOU MARCAS

A partir da posse, Bira Marques começou trabalhar de fato as negociações para equilibrar as finanças do clube. Evidente que todos que passaram pelas várias gestões do clube tem lá suas digitais. Só não tem quem nunca administrou.

SEMIFINAL SUB-20

O Estadual Sub-20 que garante duas vagas para a Copa São Paulo 2022 entra agora na fase semifinal, com quatro equipe buscando vagas na final. ASSU, Visão Celeste, Força e Luz e ABC estão vivos. Sorteio nesta segunda-feira define os confrontos. O novo presidente do América vai ter que enfrentar o desafio de acabar com o “faz de conta” nas categorias de base.