André Mendonça e Alexandre de Moraes, ministros do STF | Foto: Reprodução

Cotidiano

STF Mendonça mapeia votos no STF para investigar Moraes

Ministro André Mendonça avalia pedir ao presidente da Corte, Edson Fachin, a abertura de investigação sobre Alexandre de Moraes após novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de setembro de 2026 às 12:04

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), estaria avaliando o apoio dos colegas para uma possível abertura de investigação contra Alexandre de Moraes. A possibilidade ganhou força após novas revelações envolvendo o ministro e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, conforme informações da CNN.

Segundo as informações divulgadas sobre o caso, Moraes teria pedido ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, e ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, proteção para Vorcaro.

Mendonça avalia levar ao presidente do STF, Edson Fachin, um pedido formal de investigação. Como o possível alvo seria um ministro da própria Corte, a abertura do procedimento dependeria de decisão do plenário do Supremo.

Outro ponto citado nas informações é um contrato de R$ 129 milhões envolvendo o escritório de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, e o Banco Master. As informações também apontam que Moraes teria tido contato com o contrato.

Uma avaliação preliminar citada no caso aponta Cristiano Zanin, Flávio Dino e Gilmar Mendes como mais próximos de Moraes, enquanto Fachin, Nunes Marques e Luiz Fux estariam mais alinhados a Mendonça. Cármen Lúcia aparece como incógnita.

A eventual participação de Dias Toffoli também é tratada como dúvida. O ministro tem relação comercial com Vorcaro, segundo as informações citadas no caso, em uma transação envolvendo um resort da família de Toffoli.

Até o momento, não há investigação formal aberta pelo STF. O que existe é uma articulação para avaliar a possibilidade de um pedido e as alegações ainda dependem de apuração.

Tags