Seminário vai discutir o atendimento às mulheres vítimas de violência no RN | Foto: Reprodução

Cotidiano

MULHER Violência contra a mulher: RN debate reforço do atendimento pelo Ligue 180

Evento no dia 18 de agosto reunirá órgãos da rede de proteção para discutir o atendimento, encaminhamento e acompanhamento de casos registrados pelo Ligue 180 no Rio Grande do Norte

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de agosto de 2026 às 18:15

A rede de proteção às mulheres no RN vai se reunir no dia 18 de agosto para discutir como fortalecer o atendimento e o encaminhamento de casos de violência registrados pelo Ligue 180. O encontro será realizado das 9h às 15h, no Auditório do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), em Natal.

O Seminário Estadual Agosto Lilás terá como tema “Integrando a rede, fortalecendo a proteção e o atendimento do Ligue 180”. A programação reúne representantes da Semjidh, Sethas, Ministério Público do RN (MPRN), CONDIMM e Ministério das Mulheres.

A proposta é alinhar estratégias entre os órgãos que integram a rede de proteção, com foco no fluxo de atendimento, monitoramento e encaminhamento dos casos registrados pelo canal de denúncia e orientação para mulheres em situação de violência.

O encontro também marca os 20 anos da Lei Maria da Penha, criada em 2006 para estabelecer mecanismos de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp

Durante o seminário, os participantes devem discutir o papel dos órgãos da rede de proteção e os serviços disponíveis para acolhimento e atendimento, além de estratégias para melhorar a articulação entre as instituições.

As inscrições são gratuitas e estão abertas. O formulário eletrônico está disponível para quem quiser participar do evento.

Serviço

SEMINÁRIO ESTADUAL AGOSTO LILÁS

Data: 18 de agosto de 2026 (terça-feira)
Horário: das 9h às 15h
Local: Auditório do IDEMA
Tema: “Integrando a rede, fortalecendo a proteção e o atendimento do Ligue 180”
Inscrições: gratuitas

O que será discutido

  • Fortalecimento da rede de proteção às mulheres;
  • Atendimento e acolhimento de vítimas de violência;
  • Fluxo de encaminhamento dos casos;
  • Monitoramento das ocorrências registradas pelo Ligue 180;
  • Integração entre os órgãos que atuam na proteção das mulheres;
  • Estratégias de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.

20 anos da Lei Maria da Penha

O seminário ocorre no ano em que a Lei Maria da Penha completa 20 anos. A legislação foi sancionada em 2006 e criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de estabelecer medidas de assistência e proteção.

No RN, o seminário pretende reunir diferentes instituições da rede de proteção para discutir como esses serviços podem atuar de forma integrada no atendimento às mulheres.

Tags