Com um discurso em defesa das pautas prioritárias do Nordeste e votos de pronto-restabelecimento ao presidente Lula, Fátima Bezerra abriu a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste
Publicado 12 de dezembro de 2024 às 11:35
Com um discurso em defesa das pautas prioritárias do Nordeste e votos de pronto-restabelecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Fátima Bezerra abriu, na manhã desta quinta-feira (12), a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, colegiado que preside desde o início do ano.
A assembleia conta a presença dos governadores Jerônimo Rodrigues, da Bahia; Rafael Fonteles, do Piauí; Elmano Freitas, do Ceará; Priscila Krause (vice-governadora de Pernambuco), Felipe Cordeiro, representando o governador de Alagoas e João Azevedo, que acompanha a reunião virtualmente.
No balanço das principais ações desenvolvidas em 2024, Fátima citou o processo de mecanização da Agricultura Familiar, em parceria com a China; a ampliação de linhas de crédito para pequenos e médios produtores, empreendedores e empresas locais; o lançamento do Cena Nordeste, festival itinerante que celebrou a diversidade artística e cultural da região; a integração das forças de segurança no combate à criminalidade.
Ela lembrou o bom momento da economia, com reflexos na geração de 357 mil novos empregos formais no Nordeste no período janeiro/outubro; na redução da pobreza; nos investimentos em obras de infraestrutura hídrica e rodoviária.
Para a governadora, 2024 foi um ano marcado por avanços significativos para o colegiado. “Por meio de ações integradas e do esforço coletivo dos estados membros, o Consórcio reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida da população nordestina”, disse.
Ainda hoje serão assinados acordos de cooperação técnica com o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para preservação da Caatinga; contrato destinado a levar internet banda larga para favelas nos nove estados do Nordeste e lançado o edital Sertão Mais Produtivo, em parceria com a Petrobras, para seleção pública de projetos de empreendimentos coletivos de agricultura familiar no semiárido brasileiro visando à produção de alimentos saudáveis e geração de renda.
Ao final da Assembleia será anunciado o nome do governador eleito para comandar o Consórcio em 2025.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias