A indústria da moda no Rio Grande do Norte deu um importante passo rumo à expansão. Empresários potiguares do setor reuniram-se na segunda-feira (11), na sede do Sebrae-RN, para a inauguração oficial da Associação de Moda do Rio Grande do Norte (AMO-RN). Para marcar o momento, Eduardo Christian, especialista em confecções, conhecido como o “Embaixador das Confecções”, ministrou uma palestra trazendo insights sobre o futuro da moda e estratégias inovadoras para o segmento. Também contribuiu com o evento Luis Morais, da empresa Smart Sendai, fornecedor da cadeia.
Com cerca de 3 mil empresas que geram mais de 20 mil empregos, o Rio Grande do Norte é um importante polo da moda no Brasil contribuindo significativamente para a economia do estado. Três segmentos estratégicos se destacam: o setor de moda praia, fitness e lingerie; moda infantil e moda masculina e feminina, que criam produtos de alto valor agregado e conquistam mercados. Além disso, o estado é reconhecido pela excelência dos serviços prestados pelas oficinas de costura e abriga o segundo maior polo boneleiro do Brasil.
A criação da AMO-RN contou com o apoio do Sebrae-RN, que esteve presente desde o início na mobilização dos empresários, identificando desafios em comum, como a escassez de mão de obra qualificada e a necessidade de compras coletivas. A partir dessas demandas, surgiu a ideia de formar uma associação que pudesse fortalecer o setor de forma mais estruturada. Durante todo o ano de 2024, o grupo participou de capacitações e consultorias oferecidas pelo Sebrae-RN para definir o propósito da associação e os passos necessários para sua efetiva consolidação.
Proposta da AMO-RN
A proposta da Associação é unir forças e resgatar a vocação natural do estado como um grande polo de confecção, com destaque para a produção de alta qualidade. “Temos a qualidade, temos produção, mas ainda de forma desconectada e muito voltada para o mercado interno. Uma das principais missões da AMO-RN é conectar todos os envolvidos no setor, buscando expandir, mostrar quem somos e o que temos capacidade de realizar”, destacou Eduardo Cacho, presidente da Associação. Durante o evento, também foram abertas as inscrições para novos associados.
Para João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN, a união é a principal força para um segmento da economia que deseja avançar. “Precisamos levar a inovação, fazer com que o consumidor reconheça a importância do produto local. Apostamos muito nesta iniciativa. Acreditamos que é possível ampliar, fortalecer e atender mercados maiores”, frisou ele durante a abertura do evento, ao lado de Verônica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, e Camila Ruama, gestora de Moda no Sebrae-RN.
Graça Menezes, proprietária da marca Areia Dourada Comércio e Indústria, que atua nos segmentos de moda fitness, praia e casual, compartilhou suas expectativas para a Associação. Ela destacou que outros setores e regiões têm alcançado sucesso por meio da união. “Vim para conhecer e participar, porque acredito que essa iniciativa é fundamental para alavancar nosso mercado. Espero que, com a Associação, consigamos, por exemplo, reduzir a carga tributária”, afirmou.
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