Os benefícios do contrato antes do casamento

Blogs

Contrato Os benefícios do contrato antes do casamento

por: Foto do autor Hora do Direito

Publicado 16 de setembro de 2024 às 14:53

Os benefícios do contrato antes do casamento? Isso mesmo que você leu. É possível realizar um contrato antes do casamento conhecido como pacto antenupcial.

O pacto antenupcial é uma ferramenta de planejamento, onde os noivos conseguem demandar algumas situações antes do casamento, para validar no ato do matrimonio.

Assim, o pacto antenupcial só será válido mediante registro do casamento.

De plano, um dos principais atrativos para elaboração do pacto é a possibilidade de casar por outros regimes de bens, inclusive, dispondo como seria o regime de comunhão parcial de bens.

Pensando dessa forma, quero te trazer três benefícios caso exista orientação profissional:

PROTEÇÃO DOS BENS

É importante compreender que o próprio casamento é um contrato que envolve patrimonio.

Mesmo que o casal ainda não possua bens, existe uma vida toda pela frente e esses bens podem ser organizados de acordo com a necessidade de cada casal, principalmente, respeitando a individualidade.

Como por exemplo, é possível que as partes usem o regime de separação total de bens no que tange a empresa e a comunhão parcial referente as demais aquisições.

Protegendo, assim, efeitos referentes a empresa para com o cônjuge.

FLEXIBILIDADE PARA ADMINISTRAR O PATRIMÔNIO

Utilizando o exemplo anterior, é possível flexibilizar quem será o responsável por gerenciar o patrimônio, ou um patrimônio de forma individual.

Assim, o casal teria liberdade para deliberar a respeito, gerando autonomia e garantido que as necessidades sejam supridas.

PREVENÇÃO DE CONFLITOS

Por fim, mas, não menos importante, temos a possibilidade de prevenir um possível divórcio, sabia?

Segundo dados estáticos lançados pelo IBGE, um dos maiores motivos que ensejam o divórcio é justamente a questão financeira e patrimonial.

Não tivemos educação financeira quando criança, em sua maioria, tampouco sobre administração patrimonial, o que dificulta falar sobre dinheiro, tornando-se um tabu.

Todavia, lembra que eu falei que o casamento é um contrato que envolve patrimônio?

Pois bem, quando há planejamento, as pessoas podem vir a facilitar a vida em comum, bem como, isso pode gerar certo conforto e evitar conflitos.

Afinal, o combinado não sai caro.

Tem mais alguma dúvida? Só enviar um e-mail para o rafaela@camaraenagib.adv.br.

 

Até a próxima.