Cotidiano

Emprego Governo prevê mais de 1,1 vagas em concursos públicos até 2025 no RN

Edital para seleção da Educação deve sair em outubro e prevê 598 vagas; Governo Federal deve lançar editais ainda este ano

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de setembro de 2024 às 15:00

O governo do estado confirmou a abertura de três concursos públicos até 2025 no RN, com um total de 1.162 vagas. Segundo a Secretaria Estadual de Administração, as vagas serão nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.

No âmbito federal, a expectativa é de que sejam lançados ainda este mês os processos seletivos para Banco do Brasil, Correios, Ibama e Ministério Público da União (MPU).

O Governo do Estado deve lançar, até outubro, o edital destinado ao magistério, com 598 vagas para professores da rede estadual. A Fundação Getúlio Vargas será a banca organizadora.

Para a Secretaria Estadual de Saúde, com 384 vagas e cadastro de reserva, o edital deve ser lançado até o início de 2025. Já o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) deve divulgar até janeiro um edital para 180 vagas.

O secretário de Administração, Pedro Lopes, utilizou as redes sociais para informar sobre outros concursos no RN previstos para reposição do funcionalismo público. Ele aponta para a necessidade de seleção para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), bem como a reposição de auditores fiscais.

Em relação à Emater e ao cargo de auditor fiscal, o governo enfrenta dificuldades para abrir novos concursos devido ao limite prudencial de gastos com pessoal. Entretanto, o secretário informou que há negociações em andamento no Judiciário, envolvendo o Sindicato dos Auditores Fiscais, para viabilizar o concurso do fisco, dado que a reposição de quadros é essencial para manter a eficiência na arrecadação de impostos, como o ICMS.

Banco do Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos deve publicar uma série de processos seletivos serem lançados em setembro. Entre os concursos esperados estão os do O Banco do Brasil deve abrir vagas para escriturários. Já os Correios planejam lançar um edital com 3.468 vagas, sendo 3.099 para agente dos Correios, com exigência de nível médio.

O Ibama já tem concurso autorizado, oferecendo 460 vagas, com salários de até R$ 10.735. O MPU também está em fase de escolha da banca organizadora para um concurso com 355 vagas.

Outros concursos federais

Há expectativa de novas seleções para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que abrirá 350 vagas, e para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 175 vagas para perito médico federal. Além disso, um novo edital para a Receita Federal é aguardado, oferecendo vagas para auditor-fiscal e analista tributário.

Tags