Política

Daniela Freire: Governo desmente fake news sobre helicópteros

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de abril de 2024 às 16:15

COLUNA DANIELA FREIRE

Helicópteros da Segurança Pública do RN – Foto: Divulgação

Fato
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social esclareceu que os dois helicópteros do Governo do RN estão em manutenção e por isso não puderam ser utilizados nos resgates de jovens ilhados em Lajes, após as chuvas terem feito o rio local transbordar, neste domingo. Apesar da informação oficial, uma enxurrada de histórias distorcidas e mentirosas passaram a ser divulgadas, claro, por setores do bolsonarismo/extrema-direita potiguar. Criticaram o fato de os helicópteros estarem em manutenção? Então não é para fazer a manutenção? É para usar até cair a aeronave?

Helicópteros
Diante das críticas sem fundamento, o Governo explicou que os helicópteros estavam sendo utilizados até passarem por uma manutenção preventiva, quando foram encontrados os problemas que estão justamente passando por consertos.

Problemas técnicos
Os helicópteros apresentaram problemas antes das chuvas caírem, segundo a Segurança Pública. “O Potiguar 01, modelo Esquilo/Helibras, tem uma anormalidade em uma das pás (hélices), que precisará ser enviada para a fábrica, da Helibras, na cidade de Itajubá, em Minas Gerais”, informou a pasta. “Já no Potiguar 02, modelo Koala/Leonardo, foi identificada uma pane elétrica no start-gerador. A insistência em sua utilização pode causar a queima da turbina”, explicou. “Ambas as aeronaves devem voltar a operar na maior brevidade possível”, garantiu.

Pesquisa
Esta colunista analisou os números da última pesquisa DataVero, publicada na semana passada, para o jornal Diário do RN. Na avaliação desta jornalista, os dados mostram que o cenário da disputa pela Prefeitura de Natal, a seis meses da eleição, é de total indefinição, com a constatação, através dos números da sondagem, que a maior parte do eleitorado natalense não sabe ainda em quem votar ou não se dispõe a votar nos pré-candidatos disponíveis.

Maioria
Mesmo nas avaliações de cenários hipotéticos de segundo turno, os índices de quem não vota em “nenhum” dos candidatos citados são muito altos nesse momento. Isso mostra uma disputa aberta e também indica que poderá ter peso o voto do atual prefeito Álvaro Dias, que ainda não disse publicamente quem será o candidato à sua sucessão que receberá o seu apoio.

Tudo pode acontecer
Em termos gerais, a pesquisa DataVero reforça que a liderança nas intenções de voto vai se consolidando em torno do nome de Carlos Eduardo Alves, mas indica claramente que há espaço para mudanças no ‘ranking’ que temos visto nas últimas sondagens realizadas. E isso poderá depender da formação das chapas, das indicações de vice, dos apoios a serem recebidos.

Raoni Fernandes – Foto: Reprodução

Mudança
O turismólogo e empresário Raoni Fernandes foi eleito novo diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN) durante a 500 reunião extraordinária dos membros do conselho da administração da empresa, realizada na última terça-feira (26). Ele é fundador da marca potiguar “Sem Etiqueta”. “Com uma abordagem orientada para o futuro e uma equipe comprometida, tenho certeza de que alcançaremos resultados significativos para o desenvolvimento econômico e social de nossa região”, declarou.

O Brasil poderá adotar no calendário nacional o dia 17 de outubro como o Dia Nacional de Luto e Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio. A Comissão de Educação (CE) aprovou, na última terça-feira (19), projeto com esse objetivo relatado pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN). O texto seguirá agora para análise da Câmara dos Deputados, se não houver pedido para votação em Plenário. A data escolhida é a mesma da morte de Eloá Cristina Pimentel, vítima de feminicídio em 17 de outubro de 2008, na cidade de Santo André (SP) – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________