Geral

RN tem quase 60 mil pessoas com 2a dose da Coronavac atrasada, mas só vai receber 1,6 mil hoje

Dá para perceber, com matemática simples, que essa conta está bem longe de fechar

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 29 de abril de 2021 às 12:43

O RN tem hoje quase 60 mil pessoas, espalhadas por vários municípios, com a segunda dose da vacina CoronaVac atrasada, mas só irá receber hoje 1,6 mil, de acordo com a previsão dada pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado.

Ontem, após reunião com o secretário executivo Rodrigo Cruz, a governadora Fátima Bezerra anunciou em suas redes sociais a chegada, agora à tarde, de 76,850 mil doses de vacinas contra a Covid19. Porém, desse total nada menos do que 75,250 mil são da AstraZeneca, imunizante que não tem pacientes em atraso no RN.

Como a Secretaria Estadual de Saúde fará a distribuição de um número ínfimo da vacina diante da enorme demanda?

Aliás, a falta da 2a dose desse imunizante é uma barbárie cometida contra a população e a prova indiscutível da incompetência e amadorismo do Governo Federal na condução do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O próprio Ministério da Saúde havia sugerido às prefeituras do País que usassem todas as doses em primeira aplicação, para acelerar o número de vacinados por dia. Quem não se lembra que a promessa de posse de Marcelo Queiroga era vacinar 1 milhão de pessoas por dia? Conseguiu, mas a troco de quê?