No dia 24 de janeiro de 2004, há exatos 20 anos, nascia o Orkut.com, marcando a início de uma “nova era” das redes sociais. Desenvolvida pelo engenheiro de softwares Orkut Büyükkökten, a plataforma chegou a se tornar uma das mais populares do mundo — principalmente no Brasil —, contando com mais de 300 milhões de usuários.
O Orkut se tornou um fenômeno quando surgiu a versão em português, lançada em 2005, conquistando jovens e adultos brasileiros. Com comunidades diversas, grupos peculiares e a capacidade de conectar pessoas de diferentes lugares, a rede social introduziu conceitos de pertencimento, diversão e humor no meio digital.
Leia também:
Criador do orkut reativa rede social e promete novidades
“Eu tenho medo do Plantão da Globo”, “Tô com fome e já escovei os dentes” e “Anão vestido de palhaço mata 8” eram algumas das comunidades mais populares entre os brasileiros, que chegaram a somar mais de 30 milhões de usuários. A rede, aliás, foi a maior do mundo até 2011, quando o Facebook assumiu a liderança.
No entanto, em 2014, o Orkut foi desativado. Apesar de fora do ar, a memória do Orkut continua para os brasileiros que experimentaram o início da tecnologia na sua rotina, de grupos e amizades virtuais, influenciando indiretamente as dinâmicas presentes em plataformas como Instagram, Twitter e Facebook.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias