Cotidiano

Sebrae-RN vence Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA/UOL

O Sebrae-RN foi o grande vencedor do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA/UOL 2023, tendo arrebatado o primeiro lugar geral da Pesquisa FIA/UOL e em 3 categorias

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de outubro de 2023 às 14:32

Foto: Divulgação

No ano em que completa 50 anos de atuação no Rio Grande do Norte, o Sebrae é o grande vencedor do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar FIA/UOL 2023, tendo arrebatado o primeiro lugar geral da Pesquisa FIA/UOL e também em outras três categorias Setor Educação, Dimensão Aprendizagem e Empresa de Pequeno Porte. Pelo segundo ano consecutivo, o Sebrae do Rio Grande do Norte se destaca entre as empresas mais incríveis para se trabalhar no Brasil.

A premiação é concedida pelo Universo Online (UOL) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo (USP) e a solenidade de anúncio e entrega do prêmio aconteceu na tarde desta sexta-feira (6), em São Paulo. Desde 2017, o Sebrae-RN figura no rol dos melhores locais para se trabalhar do país, segundo a mesma avaliação, obtendo a primeira colocação no ano passado e repetindo o feito novamente agora 2023.

Participam da premiação companhias privadas, instituições públicas, organizações do terceiro setor e cooperativas com 50 ou mais funcionários de todo o Brasil. Para conquistar o pódio, as participantes passam por uma série de avaliações feita pelas equipes do concurso. A FEEx ouve funcionários com vínculos de trabalho regidos pela CLT, estagiários e associados (incluindo PJs) sobre temas como benefícios, planos de carreiras, liderança e diversidade e inclusão.

Ouve também a área de Recursos Humanos, que responde a questões sobre suas práticas de gestão. Em seguida, a equipe de especialistas da FIA realiza auditorias nas empresas que atingiram requisitos e notas mínimas, para verificar as informações. As três empresas com melhor avaliação, de acordo com seu porte (pequeno, médio e grande), são escolhidas como Lugares Incríveis Para Trabalhar.

De acordo com os resultados da avaliação, o Sebrae-RN ficou com a nota 96,5 no item Índice de Clima Organizacional. Em relação ao respeito às sugestões e opiniões dos colaboradores por parte da liderança, a percentual foi de 94%. Já no indicador carreira, a nota foi 92,5 e na de liderança, 95,7. Esse desempenho é percebido entre os estagiários. No último processo seletivo trainee do Sebrae-RN, dos 15 trainees aprovados, 11 são ex-estagiários, o que demonstra a perspectiva de crescimento dentro da instituição vista por quem está iniciando no mercado.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel Junior, destacou que a premiação em quatro categorias é um justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae, no ano em que a instituição completa 50 anos de atuação no Rio Grande do Norte.

“É o coroamento de uma gestão que trata de pessoas e as pessoas cuidam dos pequenos negócios. A instituição é muito importante pela cultura que vem evoluindo cada vez mais e melhorando o clima organizacional. Nos últimos 20 anos foi implementado um programa de Trainee e os nossos funcionários entram no Sebrae nesse processo seletivo, que é muito diferenciado. Estão todos de parabéns: o Sebrae, os pequenos negócios e o Rio Grande do Norte”, elogia Itamar Manso.

“Esse título é um reconhecimento que se faz à instituição e é o seu corpo técnico que é o responsável pelo sucesso da empresa. Uma empresa de prestação de serviço como o Sebrae, que apoia a pequena empresa, fica lisonjeadíssima em poder compartilhar com o seu corpo técnico, com seus clientes, com seus credenciados, com todo o sistema que participa do serviço de apoio às micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte e do país, uma honraria desse tamanho. É reflexo de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos”, comemora o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Indicadores como bússola

Para chegar aos indicadores a que o diretor se refere, a comissão do prêmio avaliou as empresas com as melhores práticas de RH e clima organizacional do país a partir de entrevistas com os funcionários. A premiação é dividida pelo porte das empresas participantes: grande, médio e pequeno, das quais são eleitas as campeãs em cada faixa. As vencedoras são organizações que compreendem que, para atingir os níveis máximos de qualidade, produtividade e satisfação do público alvo, o potencial humano precisa ser preservado, estimulado e recompensado.

A pesquisa considerou temas relevantes ao clima organizacional, como a satisfação com as lideranças, educação corporativa, qualidade de vida no trabalho, relações interpessoais, inovação e autonomia, reconhecimento e recompensa, carreira, ESG e a experiência dos colaboradores.

“O prêmio serve como um atestado e reconhecimento dos ambientes de trabalho mais incríveis em todos os estados brasileiros. Para o Sebrae, é um orgulho conquistar o título novamente nesse ano, já que os pesquisadores verificaram o ambiente corporativo da instituição, gestão de Recursos Humanos e, principalmente, ouvindo os funcionários para sentir a percepção desses trabalhadores sobre a compatibilidade do local onde eles exercem as atividades diárias com anseios pessoais e o grau de satisfação em relação a salários, qualidade de vida, relacionamentos interpessoais, excelente condições de trabalho, oportunidade de novos conhecimentos, reconhecimento, carreira, recompensa e liderança”, avalia Melo.

O Sebrae-RN já vem colecionando títulos. Em 2021, a instituição foi eleita a terceira melhor desse ranking entre as empresas de pequeno porte. Em 2020, ficou em quarto lugar nesse mesmo ranking e detém o título de ‘Melhor Empresa para se trabalhar’, conferidos pela Revista Você S/A, da Editora Abril, pelo menos, desde 2017.

Foco em pessoas com pilar estratégico

Para a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae-RN, Simone Galvão Chaves, a maior importância do prêmio está relacionada à consolidação da marca como uma boa empresa para trabalhar no Rio Grande do Norte. “A gente tem percebido nos processos seletivos o volume de pessoas que procuram o Sebrae para fazer parte da instituição. Basicamente é a consolidação da marca como uma empresa de referência em todos os aspectos de gestão de uma empresa, porque essas pesquisas avaliam várias dimensões. Uma delas é a dimensão aprendizagem, que a gente ficou em primeiro lugar. Então, é uma resposta muito positiva que a turma dá, que a equipe dá, com relação a todas as ações que são feitas, principalmente as ações de gestão de pessoas”, avalia Simone.

Sobre a primeira colocação na área de aprendizagem, Simone Chaves diz que é um reflexo de todo o investimento que é feito no quadro de colaboradores. “A resposta que as pessoas dão é de que o investimento tem sido muito positivo, em termos de capacitação e desenvolvimento. Esse primeiro lugar geral na pesquisa na dimensão de aprendizado é inédito em todo o Sistema Sebrae”, atesta Simone.
Outro fator bem importante que a gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae-RN considera positivo é que na instituição há uma equipe técnica muito enxuta. Mais de 90 % da equipe tem especialização. “Então o investimento é bem elevado. Temos um quadro de 22 gerentes e assessores e todos são do quadro efetivo do Sebrae”, atesta.

Nos últimos 20 anos foram renovados 60% do quadro do Sebrae só com trainee. Atualmente o quadro de gerentes é composto por 70 % é oriundo do programa trainee. “Esse é um dado bem relevante. A gente tem um programa de carreira implantado e bem estruturado. Hoje, claramente, no nosso BI de pessoas, a gente consegue perceber a evolução do quadro. A gente tem um número muito pequeno de analistas técnicos I, um número concentrado de analistas II e um número considerável de analistas III.

“É perceptível a evolução das pessoas na carreira do Sebrae. Outro fator bem importante é a participação dos colaboradores na definição das estratégias e dos indicadores da instituição. Então, o resultado das pesquisas a gente leva muito a sério. E várias oportunidades de melhoria apontadas na pesquisa são transformadas em OKRs individuais ou metas de equipe. E com isso a gente vem avançando. O exemplo é a questão da comunicação interna”, ressalta a gerente.

Simone Chaves reitera que as oportunidades são dadas para todos os colaboradores e que a instituição tem uma infraestrutura bastante adequada e investimento em equipamentos tecnológicos. Sustentabilidade foi um dos indicadores mais elevados que a gente teve. A pesquisa pergunta para os colaboradores do Sebrae: Os produtos e serviços da sua empresa são muito importantes para a nossa sociedade? 100 % dos colaboradores responderam que sim.

“Eu tenho 100 % dos colaboradores, funcionários e estagiários, acreditando que trabalham em uma empresa onde eles reconhecem que os produtos e serviços são importantes para a sociedade. Isso é resultado de uma seleção que a gente vem fazendo desde 2002, através do programa Trainee. Os candidatos passam conosco por até dois anos e a gente não só avalia se eles têm as competências que a gente quer, mas eles também avaliam se essa empresa é a empresa que eles querem trabalhar”, diz Simone, lembrando que o Sebrae tem um NPS interno de 93%, que é o índice maior de satisfação que se mede anualmente. “Esses indicadores são muito bons. Tudo isso reflete nessas premiações”, conclui a gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae-RN.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags