A edição deste ano selecionou 43 obras audiovisuais e realizou 16 exibições. | Foto: Divulgação
Festival levou sessões gratuitas a oito municípios do Rio Grande do Norte, reuniu público em torno da produção audiovisual e anunciou os vencedores da edição 2026.
Publicado 4 de novembro de 2026 às 10:19
O 9º Curta Caicó encerrou sua programação reafirmando a importância da interiorização do cinema e da democratização do acesso à cultura potiguar. Ao longo do festival, o público participou de sessões gratuitas, mostras competitivas e paralelas, atividades formativas e encontros dedicados à valorização do audiovisual brasileiro, movimentando a cena cultural do Seridó potiguar.
A edição deste ano selecionou 43 obras audiovisuais e realizou 16 exibições, com programação distribuída por oito municípios do Seridó. As sessões ocuparam praças públicas, salas de cinema, universidades, o Museu do Seridó e a Casa de Cultura de Caicó, ampliando o acesso do público a produções de diferentes regiões do Brasil.
Com uma seleção diversa e uma programação abrangente, o festival fortaleceu a circulação do cinema brasileiro, valorizou a pluralidade de narrativas e promoveu o encontro entre realizadores e espectadores.
A edição de 2026 também foi marcada por iniciativas de formação e incentivo a novos talentos, além de debates sobre políticas públicas para o setor, reforçando o papel do evento no desenvolvimento do audiovisual nordestino.
Na programação de encerramento, o festival prestou homenagem à memória da atriz Titina Medeiros, eterna madrinha do Curta Caicó, celebrando sua trajetória e contribuição à cultura brasileira. Na ocasião, seus familiares representaram Titina.
>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp
A cerimônia também contou com a exibição do filme Titina, Alma Livre, dirigido por Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna, com apoio da Fecomércio, através do Sesc RN.
Raildon Lucena, diretor do festival, destacou a programação descentralizada que ocupou vários espaços e levou cinema para várias partes do Seridó. “Estamos formando público e levando formação para todo o Seridó, seguindo a missão do nosso festival de tornar um polo de produção audiovisual”.
Produzido e idealizado pela Agência Referência, o Curta Caicó chega à sua nona edição consolidado como uma importante iniciativa de difusão audiovisual no interior do estado, estimulando o acesso à cultura, a formação de público e a valorização de novos olhares sobre o Brasil.
O 9º Curta Caicó conta com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia e Sistema Fecomércio através do Sesc RN, e apoio do BNB Cultural, Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte, Místika, ACCIRN, InterTV Cabugi e Urbano Norte. A realização é do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN e Programa Cultural Câmara Cascudo.
Mostra Nacional
Filme: Vinte Vinte Quatro / Dir. Davi Pieri (Exp, 2025, 18’00”) Brasília-DF
Mostra Potiguar
Filme: Akaîutĩ / Dir. Kaline Cassiano, JP Mello e Sylara Silvério (Doc. 2025, 17’39”) João Câmara-RN
Mostra Seridó
Filme: Pemba / Dir. Lourival Andrade (Fic, 2025, 15’00”) Caicó-RN
Prêmio da Crítica
Infanto Juvenil: Esperança / Dir. Amora Moreira e Marcelo Pereira (Anim, 2026, 13’06”) Rio de Janeiro-RJ
Mostra Seridó: Pemba / Dir. Lourival Andrade (Fic, 2025, 15’00”) Caicó-RN
Videoclipe: Alumeia / Dir. Luana Flores (2024, 07’00”) Santa Luzia-PB, Junco do Seridó-PB e João Pessoa-PB
Mostra Nordeste: Habeas Pinho / Dir. Nathan Cirino e Aluizio Guimarães (Fic, 2025, 20’15”) Campina Grande-PB
Mostra Ambiental: Envelhecer com as árvores / Dir. Loïc Ronsse e Bárbara Lissa(Doc, 2025, 16’55”) Minas Gerais-MG
Mostra Diversidade: Como Nasce um Rio / Dir. Luma Flores (Anim, 2025, 08’33”) Salvador-BA
Mostra Curtas Fantásticos: Pedra Mar / Dir. Janaína Lacerda (Fic, 2026, 11’58”) João Pessoa-PB
Mostra Potiguar: Umbuzeiro / Dir. Emílio Ribeiro (Fic, 2026, 19’03”) Mossoró-RN
Mostra Nacional: Vinte Vinte Quatro / Dir. Davi Pieri (Exp, 2025, 18’00”) Brasília-DF
Menção Honrosa
Laboratório Jabre: 15 anos – Torquato Joel e equipe
Programa Olhar Independente: TVU RN – Érica Lima
Programa Diversidade: Rede Ita PB – Hermano Júnior
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias