Operação Rota 67 investiga suspeita de cobrança indevida em procedimentos do Detran/RN | Foto: Polícia Civil/RN
Polícia Civil cumpre buscas em Natal e Japi, enquanto Justiça determina afastamento do servidor de atividades ligadas a vistorias e procedimentos de veículos
Publicado 20 de agosto de 2026 às 11:15
Um servidor efetivo do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/RN) é investigado por suspeita de cobrar de usuários para intermediar vistorias e outros procedimentos relacionados a veículos, por meio da Operação “Rota 67”. A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (20) pela Polícia Civil, com apoio do Detran. A investigação apura uma possível prática de corrupção passiva.
Segundo as investigações, o servidor teria usado a função pública e o acesso aos sistemas internos do órgão para fazer as cobranças e intermediar procedimentos.
Com autorização judicial, a PC cumpriram mandados de busca e apreensão em dois endereços residenciais ligados ao investigado, em Natal, e na estação de trabalho usada por ele no Detran/RN. Também foi feita busca em um endereço residencial em Japi, no Agreste potiguar.
Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento do servidor de atividades relacionadas a vistorias e procedimentos veiculares. Os acessos do investigado aos sistemas relacionados às funções apuradas também foram bloqueados.
O material recolhido durante as buscas será analisado pela Polícia Civil para esclarecer como funcionava a suposta cobrança e verificar se outras situações semelhantes ocorreram. É apurado ainda se outras pessoas participaram das condutas investigadas.
O Detran/RN afirma que colabora com a investigação desde o início, fornecendo informações técnicas, dados de procedimentos administrativos e registros de acesso aos sistemas internos.
>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp
O nome da operação faz referência ao número 67 de um fluxo identificado nos sistemas analisados pela investigação. Segundo a Polícia Civil, o fluxo foi identificado em procedimentos de vistoria e regularização de veículos relacionados à atuação do servidor investigado.
Informações que possam ajudar na investigação podem ser repassadas anonimamente à Polícia Civil pelo Disque Denúncia 181.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias