O evento será realizado nos dias 27 e 28 em Natal, com patrocínio da Riachuelo, do Instituto Riachuelo, da Vicunha, da Bonor (representada na imagem) e do Grupo NS

Cotidiano

Negócios Empresas veem no GINGA Moda RN oportunidade para ampliar mercados e fortalecer a moda potiguar 

Serão 40 expositores e pelo menos 18 estados compradores, nesta primeira edição, com perspectivas de geração de R$ 1,8 milhão em negócios durante os dois dias

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de julho de 2026 às 09:11

O GINGA Moda RN, evento que terá a moda potiguar como protagonista na próxima semana, em Natal, representa uma oportunidade para ampliar mercados, difundir inovações, estimular práticas sustentáveis e aumentar a competitividade da atividade no estado. A avaliação é compartilhada por empresas que participarão da iniciativa, com estandes, palestras e demonstrações de tecnologias voltadas ao setor.

A programação será realizada nos dias 27 e 28, no Hotel Praiamar Arena, reunindo marcas de diferentes segmentos da moda do Rio Grande do Norte, espaço dedicado ao artesanato, desfiles, rodadas de negócios, palestras e talk shows, com oportunidades de troca de conhecimentos e capacitação.

A entrada é gratuita, com inscrições disponíveis no site https://gingamoda.com.br.

Serão 40 expositores e pelo menos 18 estados compradores, nesta primeira edição, com perspectivas de geração de R$ 1,8 milhão em negócios durante os dois dias. A expectativa é atrair aproximadamente 2 mil participantes, entre profissionais do segmento, empreendedores/as, especialistas, estudantes, consumidores/as e demais interessados/as.

O evento é uma realização do SENAI Moda, do SEBRAE-RN e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), da Associação de Moda do Rio Grande do Norte (AMO-RN), da Associação Seridoense de Confecções (Asconf), do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Rio Grande do Norte (SIFT), do Sindicato das Indústrias de Vestuário do Rio Grande do Norte (SINDIVEST) e do Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIBONÉS). Riachuelo, Instituto Riachuelo, Vicunha, Bonor e Grupo NS são patrocinadores.

Perspectivas

Para o gerente-geral da Bonor Indústria de Botões do Nordeste S/A, Rodrigo Alexandre, o evento amplia o acesso da produção potiguar a novos mercados e canais de venda, fortalece a imagem do Rio Grande do Norte como polo criativo e industrial de moda, estimula a qualificação profissional e a inovação dentro do setor e gera oportunidades reais de negócio por meio de rodadas com compradores nacionais.

“Para empresas como a Bonor, que atuam na cadeia produtiva da moda e do vestuário, participar dessa iniciativa significa mais do que expor produtos: é reafirmar o papel de parceira estratégica de um setor que gera emprego, renda e desenvolvimento para o estado. A presença da marca ao lado de outros patrocinadores do evento reforça o compromisso do grupo com o fortalecimento da indústria têxtil potiguar e com o incentivo à produção local, autoral e de qualidade”, afirma o executivo.

A empresa terá estande no evento e, a partir das 16h30 da terça-feira, dia 28, participará do talk show “Sustentabilidade na cadeia da moda”, representada pelo diretor Vitor Abreu, dividindo o palco com o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, e o diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim.

A Bonor também participa do GINGA como apoiadora do projeto Tecendo Liberdades, iniciativa do SENAI-RN, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP), que integrou moda, arte, educação e inclusão social, proporcionando a homens privados de liberdade, na Penitenciária de Alcaçuz, a experiência completa de desenvolvimento de uma coleção de moda. Os resultados do projeto serão apresentados ao público, pela primeira vez, em desfile no evento.

Fomento

Referência global na produção de tecidos, a Vicunha, que também apoiou o Tecendo Liberdades, cita o GINGA Moda RN como um dos principais eventos de fomento ao setor têxtil do Rio Grande do Norte e afirma que participar da iniciativa reforça o seu compromisso com o desenvolvimento regional e a qualificação da cadeia de moda brasileira.

A empresa participará da programação com a palestra “Além do produto: a criação de valor pelas tendências e collabs”, ministrada, a partir das 15h do dia 28, por Chico Gonzalez, um dos seus principais especialistas.

A ideia, segundo a companhia, é propor uma reflexão sobre como as marcas brasileiras, de grandes redes de fast fashion a negócios independentes, estão utilizando a colaboração como ferramenta estratégica de diferenciação e penetração no mercado.

Durante a palestra, Gonzalez também vai apresentar iniciativas da Vicunha que, afirma, “tangibilizam o compromisso da empresa com o futuro da moda”, incluindo economia circular, investimentos em projetos sociais e transparência.

“A sustentabilidade não é apenas uma diretriz institucional, mas uma exigência do mercado atual. Estamos vendo marcas brasileiras priorizando materiais de baixo impacto e processos rastreáveis, o que eleva o padrão de competitividade de toda a nossa cadeia têxtil”, afirma Gonzalez.

O painel também trará um panorama sobre o mercado de jeanswear. Segundo o especialista, o setor volta seus esforços para a confiabilidade e a atemporalidade.

“O consumidor atual valoriza a durabilidade, a utilidade e a proteção. O denim, quando bem explorado através de novas texturas e lavagens, vai muito além do básico; ele se torna um elemento de performance e estilo resistente ao tempo”, destaca.

Para o Grupo NS, o GINGA Moda RN é uma iniciativa estratégica para fortalecer toda a cadeia produtiva da moda.

“Ao reunir indústria, marcas, designers, empreendedores e fornecedores em um mesmo ambiente, o evento estimula a troca de conhecimento, a geração de negócios e a adoção de novas tecnologias. É esse tipo de conexão que impulsiona a inovação e contribui para que empresas da região se tornem mais competitivas e preparadas para atender às demandas de um mercado em constante evolução”, afirma a analista de marketing da companhia, Tainara Wessling.

O Grupo estará presente no evento com um estande, onde apresentará soluções voltadas à criação, personalização e produção de artigos de moda.

“Levaremos máquinas de costura e bordado domésticas bernette, além de uma máquina de bordado industrial Ricoma, permitindo que os visitantes acompanhem demonstrações práticas de todo o processo de personalização e acabamento de peças”, detalha a analista.

A proposta, segundo ela, é mostrar, na prática, como diferentes tecnologias podem ser integradas para agregar valor aos produtos de moda, desde a criação até a personalização final.

“Os visitantes poderão conhecer aplicações em bordado, customização e desenvolvimento de peças, explorando possibilidades tanto para pequenos empreendedores quanto para confecções e marcas em crescimento”, complementa.

Programação

A programação do GINGA Moda RN reunirá nomes de referência da moda, do design e da economia criativa brasileira. As palestras serão abertas, no primeiro dia, pela jornalista Daniela Falcão, fundadora da Nordestesse – hub criativo que fomenta e promove o talento de marcas e serviços de empreendedores nordestinos – e ex-diretora da Vogue Brasil.

A estilista Catarina Mina, fundadora da marca Catarina Mina – referência nacional em moda autoral e produção artesanal –, a influenciadora digital e designer Geo Chaves, cofundadora da marca Era Minha, e as estilistas Isabela Capeto e Chica Capeto, fundadoras da marca Capeto, que une legado artesanal e estética jovem, irreverente e conectada à cultura digital, também estão entre as convidadas confirmadas no primeiro dia.

No dia 28, a estilista, designer de moda e empreendedora cearense Marina Bitu, consolidada entre os principais nomes da nova moda brasileira, será a primeira palestrante.

A pesquisadora de tendências, especialista em estratégias para o mercado de moda e líder de conteúdo da Start by WGSN, Raquel Leão; o gerente-geral da Bonor, Rodrigo Alexandre; Chico Gonzalez, gerente de marketing da Vicunha Têxtil, uma das maiores fabricantes de denim e brim do mundo; e Fábio Monnerat, criador de conteúdo, consultor de branding e estrategista de comunicação para o mercado da moda, também integram a programação.

>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp

Tags