Um menino de 8 anos morreu no último domingo (18), em Fortaleza (CE), após participar do “desafio do desodorante”. A brincadeira envolve inalar o gás de desodorante aerossole tem se espalhado pelas redes sociais..
Iano, descrito como um menino inteligente, apaixonado por desenhar e jogos de videogame, foi encontrado desacordado em sua cama pelo seu pai, Maximiano Damata. Ao lado do menino estava um frasco de desodorante em spray.
Em entrevista à TV Cidade Fortaleza, o pai contou que ainda chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para salvar a criança, mas logo se constatou a morte do pequeno Iano.
A mãe do menino afirmou que desconhecia os perigos associados a essa brincadeira mortal. “Eu nunca imaginei que algo assim poderia acontecer. Eu não tinha ideia de que isso poderia levar a um desfecho tão trágico”, desabafou.
O desafio do desodorante consiste em inalar o gás do aerossol pelo maior tempo possível. Os vídeos publicados na internet incentivam as pessoas a inalem o gás e fazem uma espécie de competição para saber quem consegue fazer por mais tempo.
As substâncias tóxicas podem ter efeito no sistema respiratório, competindo com o oxigênio, impedindo a troca adequada desse gás nas hemácias, causando a hipóxia, que é a ausência de oxigênio nos tecidos. A inalação do aerossol pode provocar a parada cardíaca por asfixia.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias