Cotidiano

Secretaria Municipal de Saúde desativa hospital pediátrico em Natal

Secretaria de Saúde de Natal diz que a medida visa a racionalização de recursos humanos, estruturais e financeiros, além de garantir a continuidade dos serviços prestados à população

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de junho de 2023 às 13:22

Hospital Municipal Pediátrico Nivaldo Junior – Foto: Sinmed

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) anunciou hoje que o Hospital Pediátrico Nivaldo Júnior será desativado e todos os seus serviços serão transferidos para o Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto. A medida visa a racionalização de recursos humanos, estruturais e financeiros, além de garantir a continuidade dos serviços prestados à população.

A Secretaria de Saúde explica que o objetivo da medida é manter o atual volume de despesas da pasta, que atualmente correspondem a 33% do orçamento da Administração Municipal. Ainda de acordo com SMS, a transferência dos serviços para o Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto vai assegurar a integralidade na prestação de atendimento pediátrico, sem comprometer a rede municipal de ensino.

A pasta não informou, entretanto, quando será finalizado o processo de transferência.

Com a mudança, a Maternidade Araken receberá os leitos remanejados do Hospital Nivaldo Júnior — aproximadamente 35 vagas. Além disso, a maternidade vai absorver os atendimentos obstétricos, UTI Adulto, atendimento clínico e setor ortopédico.

No entanto, a decisão de fechar o Hospital Nivaldo Júnior foi alvo de críticas. O Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindasaúde) publicou nota pública repudiando a medida. A entidade aponta que o acréscimo da demanda deve sobrecarregar os serviços da maternidade municipal.

Em nota, a SMS informou que a Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto vai acolher as atividades pediátricas sem comprometer o atendimento aos usuários.

Hospital foi inaugurado em 2020

O Hospital Municipal Pediátrico Nivaldo Junior foi inaugurado em outubro de 2020. A estrutura funciona na Rua Jaguarari, no bairro de Candelária, onde existia o antigo Hospital de Urgência Pediátrica Dra. Sandra Celeste. A unidade é uma homenagem ao Dr. Nivaldo Junior, pediatra, ex-presidente da Sociedade Potiguar de Pediatria (Sopern) e ex-diretor do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), falecido em 1º de julho de 2020, vítima da Covid-19.

 

Tags